Incêndio atinge área de vegetação e destrói horta comunitária no distrito de Barão Geraldo, em Campinas; homem é investigado

Um incêndio atingiu uma área de vegetação no distrito de Barão Geraldo, em Campinas (SP), na noite de quinta-feira (12). As chamas ficaram muito altas, se alastraram pelo terreno e havia a preocupação de atingir as casas que ficam próximas ao local. Por isso, os moradores auxiliaram o Corpo de Bombeiros no combate ao fogo.
Segundo a Polícia Civil, um suspeito de 51 anos é investigado por ter ateado fogo em galhos de árvores e provocado o incêndio. Uma horta comunitária, construída por moradores do bairro Jardim do Sol, onde aconteceu o acidente, foi destruída. O fogo foi controlado e, na manhã desta sexta-feira (13), a situação havia sido controlada.
A EPTV, afiliada da TV Globo, esteve no local na noite de quinta-feira e acompanhou o desespero dos vizinhos para combater o fogo. Uma das moradoras ligou para o Corpo de Bombeiros, que afirmou que não seria possível ir até a área no momento por não haver viaturas disponíveis, considerando que tinham 168 focos de incêndio na metrópole ao longo do dia. [assista acima o diálogo]
“A gente não tem como mensurar isso tendo em vista a quantidade de incêndios na região. Não tem o que fazer, se tiver viatura, ela vai, mas não tem na base”, disse o atendente da corporação durante a chamada com a mulher.
A queimada durou pelo menos cinco horas. Os bombeiros chegaram no fim da noite e controlaram o incêndio com jatos de água. As hortaliças que estavam plantadas na horta comunitária foram destruídas. “Dói muito. A gente fica muito triste de ver isso acontecer”, disse o aposentado Joselito Fernandes, que cuida do local.
Preocupação com os animais
Havia, ainda, muita preocupação em relação aos animais que ficam próximos ao terreno. “A gente viu muitos gambázinhos andando pelos fios, tentando se proteger. A gente mora aqui há muito tempo, viu ser construído, é muito triste”. disse a professora Nathalia Splendor, que ligou para o Corpo de Bombeiros.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.