O Olhar do Produtor: tabaco e uva

Ingressamos no segundo dia da expedição, já no estado de Santa Catarina. Nesta primeira parada no município de Vitor Meireles, nos deparamos com uma propriedade que é referência e modelo em toda a região. E pode-se dizer, inclusive, para o País.

Mas é preciso deixar claro que, se hoje essa propriedade mantida pelo casal Boing, Jairo e Luana, é referência em produção de uvas, em turismo, o tabaco faz parte dessa história. Jairo é da quarta geração nessa propriedade, no cultivo do tabaco. Em alguns anos fizeram uma grande transformação, mas o tabaco continua sendo o carro-chefe. Foi o avalista e o financiador desse investimento, que não é barato. Hoje eles colhem os resultados: as folhas colhidas do tabaco e as uvas que vêm das videiras sustentam essa família.

LEIA TAMBÉM: O Olhar do Produtor: primeiras visitas

É preciso avaliar o mercado

Saímos de lá com uma visão, mais uma vez, muito positiva da agricultura, da importância que o tabaco tem e da diversificação. É uma alegria colocar isso no ar, mostrar que é viável, é possível diversificar. Sempre tem, no entanto, aquele pensamento de saber o passo que se dá, se há mercado e se a tua área de terra está disponível para uma transformação numa outra cultura. Então, parabéns ao jovem casal, que tenha muito sucesso nessa empreitada!

Tabaco ainda na lavoura

Chegamos na propriedade do Geovane Brunner, em Witmarsum, por volta das 14 horas, e fomos muito bem recebidos por ele, a sua esposa, Taize, e o sogro Valério, que inclusive eu já conheci em outra oportunidade, num evento na região. A propriedade tem o tabaco como sustento principal, mas o Geovane faz tudo. É um produtor que também organiza a propriedade, lida na construção, na parte elétrica e trata os animais.

É uma das poucas propriedades que ainda têm tabaco na região. E a foto mostra uma plantação escalonada, onde eles conseguem colher sem muito transtorno por falta de mão de obra e estufa. O período é seco também na região, onde todos aguardam a chuva como aí no Vale do Rio Pardo. E esperamos que o clima colabore e que consigam colher e finalizar a safra com sucesso. Mais uma família visitada, a quarta propriedade, e seguimos agora, então, rumo ao Rio Grande.

LEIA MAIS DE AGRONEGÓCIO

The post O Olhar do Produtor: tabaco e uva appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.