Calor não afetou o abastecimento de água em Santa Cruz, afirma Corsan

O clima extremo registrado no Rio Grande do Sul há cerca de dez dias não comprometeu o abastecimento de água em Santa Cruz. É o que afirma a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). Segundo a empresa, as altas temperaturas não afetaram “de forma nenhuma” o fornecimento aos consumidores. Isso porque teriam sido adotadas estratégias a fim de atender a população em função da já prevista estiagem.

Mesmo na possibilidade do prolongamento da onda de calor, a distribuição de água seguirá “sem problemas”, afirmou a empresa por meio da assessoria de comunicação. “Estamos preparados para enfrentar. O lago tem capacidade de pelo menos nove meses de reservação”, diz o texto.

LEIA TAMBÉM: Professor quer montar projeto de orquestra de violões em Santa Cruz

Além disso, não há possibilidade de desabastecimento em função do clima e da estiagem, segundo a Corsan. Isso porque, conforme a concessionária, existe monitoramento 24 horas por dia dos níveis dos pontos onde é feita a captação. “No momento, não há risco de desabastecimento em nenhum dos municípios atendidos pela Companhia na região Central”, reiterou.

De acordo com o levantamento da Corsan, o nível do Rio Pardinho está normal. O mesmo ocorre na barragem de captação. Também não houve redução do nível do Lago Prefeito Telmo Kirst, que também é conferido todos os dias.

Ainda segundo a companhia, as altas temperaturas não afetaram a qualidade da água que chega aos moradores. Por meio da assessoria, a Corsan também salientou que são feitas pelo menos 200 análises diárias na Estação de Tratamento e em 95 pontos espalhados por toda a rede de distribuição no município.

LEIA TAMBÉM: Projeto de lei propõe monitoramento por câmeras nas áreas rurais de Santa Cruz

A proliferação de algas no Lago Prefeito Telmo Kirst, que alterou o sabor e cheiro da água no final do ano passado, está sob controle, ressaltou a empresa. Segundo a Corsan, desde então medidas preventivas passaram a ser adotadas, incluindo a utilização de produtos químicos e o sistema de ultrassom. 

Prevista para se encerrar hoje, a onda de calor que afetou o Estado desde o início de fevereiro foi marcada por temperaturas acima dos 40 graus na maioria das cidades. A chegada da frente fria derrubou os termômetros, resultando em uma variação térmica de até 10 graus em vários lugares entre a tarde de terça-feira, 11, e a manhã de dessa quarta-feira, 12, conforme a MetSul Meteorologia.

Em Santa Cruz do Sul, a máxima chegou a 31,4 graus, enquanto no fim da tarde caiu para 24. Já a sensação térmica, por volta das 18h20, era de 25 graus na região central da cidade. Para esta quinta-feira, 13, a previsão é de que a máxima chegue a 26 graus e a mínima, 21. De acordo com a MetSul, são esperados cerca de 7,8 milímetros de chuva.

Qualidade da água

Nível de Rio Pardinho segue normal para esta época, conforme registros da Corsan

Em relação à qualidade da água, Finamor disse que a empresa fará uma coleta específica para análise. “São realizadas mais de 500 análises diárias, garantindo todos os parâmetros de qualidade exigidos pelas normas do Ministério da Saúde. Além disso, a Corsan instalou três Pontos de Controle de Qualidade (PCQs), para dar maior transparência aos laudos da água distribuída”, explicou.

O programa Afluentes é organizado pela equipe de Responsabilidade Social da Corsan. Interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp (55) 99623 4814.

Bairro São João deve receber melhorias

Representantes da Corsan reuniram-se com moradores do Bairro São João, em Santa Cruz do Sul, na noite de segunda-feira. O encontro ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Leonel de Moura Brizola e integra o Programa Afluentes desenvolvido pela Aegea, controladora da companhia. O objetivo é aproximar a empresa das comunidades, ouvir as necessidades dos moradores e informar as melhorias feitas.

Uma das principais questões apresentadas no bairro foi o abastecimento. Os participantes disseram que há oscilação ou falta de pressão na água nos pontos altos da região, normalmente aos finais da tarde, quando o consumo é mais intenso.

LEIA TAMBÉM: Procon apreende produtos vencidos em supermercado de Santa Cruz

O gestor de Relações Institucionais da companhia na Região Central, André Finamor, informou que a empresa está implementando melhorias que irão impactar a distribuição de água na região. “Estamos investindo na produção e distribuição de água, trazendo maior segurança à população. Além disso, a Corsan instalou válvulas redutoras de pressão, ventosas, macromedidores e setorização, e desenvolveu pesquisa sobre vazamentos ocultos, resultando em melhorias significativas na quantidade de água distribuída.”

O gestor disse ainda que a Corsan vai instalar, nesta semana, dispositivos eletrônicos no quadro de medição em locais estratégicos para detectar a pressão instantânea da rede. Conhecidos como loggers, os dispositivos irão transmitir os dados em tempo real para uma central, por meio de sistema de telemetria.

No encontro, também foram discutidas questões referentes às faturas. Finamor explicou que os valores da taxa são definidos pela Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Cruz do Sul (Agerst). Informou que a Corsan está trocando os hidrômetros na cidade. A previsão é de que até março, 6.991 sejam substituídos. “A Corsan reforça que o serviço é feito sem custo adicional ao consumidor”, frisou.

LEIA MAIS SOBRE SANTA CRUZ DO SUL

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Calor não afetou o abastecimento de água em Santa Cruz, afirma Corsan appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.