5 cafés em Florianópolis que vale a pena conhecer

A capital de Santa Catarina tem uma riqueza gastronômica que a fez, desde 2014, ser reconhecida como Cidade Criativa Unesco da Gastronomia. A tradição e a diversidade estão presentes nos bares e restaurantes e também nos cafés em Florianópolis.

Para além dos pratos típicos feitos à base de peixes e frutos do mar, o turismo gastronômico de Floripa passa por suas inúmeras cafeterias. A seleção que fizemos é uma pequena representação daqueles cafés em Florianópolis que combinam um cuidado especial com a comida e sua apresentação, variedade de pratos, diversidade cultural e ambiente.

A combinação desses fatores torna o café da manhã, o brunch ou o café da tarde verdadeiras experiências. Em algumas delas, isso inclui comer com vista para o mar, em outras se traduz no perfume de café em uma cafeteria que é também torrefação.

Contamos a seguir quais são os cinco cafés em Florianópolis que vale a pena conhecer, o que servem, onde estão localizados e mais. Confira!

1. Bridge Coffee Cafeteria

Foto do ambiente interno da Bridge Coffee Cafeteria. O ambiente é claro, cm móveis de madeiro e chão branco.

Cafés especiais, diferentes métodos de extração e torrefação no local são alguns dos diferenciais dessa cafeteria em Floripa – Foto: Bridge Coffee/TripAdvisor

O primeiro dos cafés em Florianópolis desta lista é um lugar onde o café não existe no diminutivo, não é só “um cafezinho”. A cafeteria tem seus próprios cafés especiais, torrados ali mesmo e também vendidos em embalagens, logo na entrada do estabelecimento.

Quanto aos métodos de extração do café coado são cerca de seis, fora os espressos e os combinados (com caramelo, chocolate, chantilly, entre outros). A cafeteria ainda tem um jeito inusitado de servir a bebida: na taça, que por conta do formato e da espessura concentra aromas e sabores.

Assim como os cafés, o cardápio de salgados e doces da cafeteria também é especial. Tem croissant recheado de rosbife, sanduíche de queijo brie com parma e outro de salmão curado com beterraba e limão siciliano.

Na ala dos doces, tem cheesecake de crème brûlée, de pistache e até croassant de sorvete (no verão), entre outros. Tudo isso em um ambiente clean e aconchegante, localizado no Estreito, bairro continental de Floripa.

2. Casa Calmô

A fachada da Casa Calmô é na cor salmão, com portão, janelas e contornos em branco. Ao fundo, aparece parte de um morro verde.

Fachada da Casa Calmô, um dos cafés em Florianópolis que vale a pena conhecer – Foto: Romario C/TripAdvisor

Uma das primeiras casas (portanto bicentenária) construídas no histórico bairro de Ribeirão da Ilha sedia desde 2024 essa cafeteria e bar que tem como proposta unir gastronomia, cultura e afeto.

Com vista para as águas da Baía Sul, se pode experimentar mais de dez tipos de café (quentes e gelados), doces, sanduíches, torradas, salgados e também drinks.

A casa homenageia a cultura açoriana tanto no nome de pratos quanto em seus ingredientes. Caso, por exemplo, da renda de bilro (renda típica de Floripa trazida pelos imigrantes açorianos), um doce feito com pão de ló, suspiro, brigadeiro branco e geleia de morango. Caso também da torrada feita com salmão curado, avocado, ricota defumada e acompanhado de molho de ostras (famosíssimas em Florianópolis).

Para quem é mais tradicional, um combo perfeito é o café coado com bolinhos de chuva, que é comida afetiva e tem cara de aconchego, assim como o ambiente da cafeteria.

3. Merci Bakery & Coffee

Duas mulheres jovens sentadas em um dos cafés em Florianópolis. Elas estão em frente a uma mesa com pratos com diferentes doces e salgados. Há também uma taça de suco e uma xícara de café.

As empanadas argentinas são o carro-chefe da cafeteria, ao lado de estrelas doces como as medialunas e os cannolis – Foto: Merci Bakery & Coffee/Redes sociais

Outro dos cafés em Florianópolis que vale a pena conhecer fica de frente para o Parque da Luz e muito perto da Ponte Hercílio Luz, no Centro. Trata-se de uma cafeteria com sabores da Argentina (e também do mundo) onde se pode comer empanadas artesanais, tarte (como um quiche) feito de massa de croissant, sanduíches e bruschettas.

Na seção de doces, destaque para as medialunas (pães doces) recheadas, os cannolis (rolinho de massa folhada) com recheio de doce de leite argentino e o roll (espécie de croissant redondo) de pistache. Há bem mais opções no cardápio. Para beber, cafés clássicos e também especiais (quentes e frios).

Fora isso, o ambiente é bem charmoso e conta com um terraço cheio de plantas com vista para a rua. Aliás, anexo a ele passou a funcionar de noite a Auguri Pizzeria, dedicada a pizzas no estilo argentino.

4. Louis Philippe Florianópolis

Foto de uma mesa branca com dois pratos e uma xícara de chocolate. Os dois pratos têm doces. Em um deles está escrito o nome da cafeteria.

A cafeteria Louis Philippe traz a França para o Centro de Florianópolis – Foto: Louis Philippe/Redes Sociais

O lugar para experimentar sabores da França em plena Florianópolis. Essa cafeteria carrega o título de pâtisserie, o que seria uma espécie de confeitaria aqui no Brasil. Por isso, ainda que o cardápio tenha opções salgadas, como o clássico croque-monsieur (uma espécie de misto quente caprichado) feito com bechamel, presunto royale, queijo emental, os doces são as grandes estrelas da casa.

Figuram no cardápio os populares na França profiteroles, éclair (bomba) recheadas, macarons e, entre outros, crème brûlée, aquela sobremesa da clássica cena do filme francês “O Fabulosa Destino de Amélie Poulain”.

Para experimentar de tudo um pouco, a opção é pedir uma “Tour de La Reine”, ou Torre da Rainha, que vem com pequenas porções de doces e salgados e serve até duas pessoas.

Opção mais modesta é o “Café et Mignardises”, que inclui uma xícara de café ou chocolate quente e alguns doces. Ainda que tenha um valor mais elevado, esse é um dos cafés em Florianópolis que vale conhecer para experimentar uma cozinha tão famosa por sua confeitaria. O estabelecimento fica anexo à Aliança Francesa, no Centro de Floripa.

5. Favo – Restaurante e Café

Foto de uma mesa de madeira, com vários pratos em cima. Em um dos pratos há ovos mexidos e bacon. Ao lado, um croissant e um pequeno bolo de chocolate. Em outro prato, um sanduíche. Sobre a mesa há também uma taça com frutas, xícaras de cafés, copo de suco de laranja e uma rosa. Ao fundo, aparece parte da via, com árvores e o mar atrás.

O brunch é um dos diferenciais deste que é um dos cafés em Florianópolis que fica na parte continental da cidade – Foto: Favo/Redes sociais

O destaque deste local que é restaurante e também cafeteria é seu brunch, aquela refeição que mistura o café da manhã com o almoço, sendo portanto mais completa. Pedindo um “brunch favo” chega à mesa o combo de croissant, manteiga, presunto parma, queijo, ovos, salada de frutas e mel.

Dá para fazer outras combinações, com pratos separados, incluindo por exemplo um avocado toast (pão, creme de abacate, bacon e ovo) ou o toast parma (pão, creme de queijo, rúcula, presunto de parma e pesto de manjericão).

Ambos os pães são de fermentação natural. O estabelecimento também conta com cafés especiais, como o que leva sorvete e calda de caramelo e o gelado de pistache.

O Favo Floripa fica no bairro de Coqueiros, na parte continental da ilha, de frente para o mar. Ponto a mais para ser um dos cafés em Floripa a se conhecer.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.