PCDF desmantela organização criminosa especializada no furto de caminhonetes de luxo

photo 2025 02 13 08 33 59

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou, nesta quinta-feira (13/02/2025), a Operação Sakichi, com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa especializada no furto e comercialização de caminhonetes de alto luxo. A ação, realizada por meio da Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Corpatri), contou com a cooperação das Polícias Civis do Ceará (PCCE), Mato Grosso do Sul e Goiás.

Prisões e apreensões


Até o momento, 20 pessoas foram presas, sendo 15 no DF e 5 no Ceará. A operação resultou no cumprimento de 13 mandados de prisão preventiva, 13 mandados de prisão temporária e 32 de busca e apreensão. Além disso, foi determinado o sequestro de valores bancários dos investigados, totalizando até R$ 7 milhões.

A cúpula da organização criminosa tem origem em Fortaleza (CE), o que motivou o deslocamento de 11 equipes da PCDF para o estado. A ação ocorreu no Distrito Federal, no Entorno e em Fortaleza.

As investigações, que duraram cerca de um ano, apontaram que os criminosos furtavam caminhonetes de luxo no DF, adulteravam os sinais identificadores e as encaminhavam para outros estados com fronteira internacional. Nessas regiões, os veículos eram trocados por cocaína e maconha ou desmontados e vendidos no mercado clandestino de peças automotivas.

A PCDF identificou ainda que a quadrilha reintroduzia veículos roubados no mercado ilícito com documentação adulterada, facilitando sua revenda.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.