Hospital Estadual de Jataí realizou mais de 3 mil atendimentos voltados para combate do HIV e de IST’s em 2024 

O Hospital Estadual de Jataí Dr. Serafim de Carvalho realizou, em 2024, mais de 3 mil atendimentos no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) em HIV/AIDS. A unidade conta com uma equipe multidisciplinar com farmácia, enfermagem, psicologia e assistência social que atende pacientes que vivem com HIV, hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Em entrevista ao Jornal Opção, Regiane Rosa, supervisora do CTA e do SAE, explica que “a pessoa que quiser fazer uma testagem, ele vem para o CTA” e, em caso positivo para alguma doença, o “tratamento contínuo e acompanhamento já especializado” é oferecido pelo SAE. 

A enfermeira garante que “todo o tratamento é feito na unidade”, sem necessidade de encaminhamento de pacientes para outras cidades. Exames, acompanhamento psicológico, dispensa de medicação e consultas acontecem todas no HEJ. 

Para além dos tratamentos convencionais, a unidade se preocupa também com a prevenção. Nesse sentido, medidas educativas se fazem regulares no Hospital Estadual de Jataí: campanhas de conscientização voltadas para a importância da testagem e prevenção são feitas tanto com a população quanto com os colaboradores. 

Além disso, Regiane conta que já existe movimentação para campanhas fora dos muros da unidade de saúde. “A gente já fez um levantamento dos bairros com maior infecção, então, estamos buscando melhorar essas campanhas”, explicou. Campanhas de combate às ISTs e ao HIV acontecerão nas UBS e escolas dessas regiões. 

Outro ponto destacado pela supervisora do CTA e do SAE é o medo e receio que muitos sentem ao tratar do assunto, que ainda enfrenta estigma social. “A pessoa pode procurar sem medo”, afirmou a enfermeira, que garante sigilo e tratamento humanizado aos pacientes.

Leia também: Jovem é preso suspeito de extorquir e ameaçar mãe que procurava filho desaparecido em Jataí

Após derrubada de veto de antigo prefeito, Executivo e Legislativo de Jataí começam 2025 com aumento de salários 

Conquista 

O Ministério da Saúde realizou, em novembro de 2024, uma cerimônia em Brasília para certificar estados e municípios que alcançaram avanços na erradicação da transmissão vertical do HIV, sífilis e hepatite B. Durante o evento, Goiás foi reconhecido com o Selo Prata de Eliminação da Transmissão Vertical do HIV, destacando o progresso do estado no combate a essas doenças.

Entre os quatro municípios certificados, Jataí foi reconhecido pela eliminação da transmissão vertical do HIV (de mãe para filho). A certificação foi concedida após aprovação da Comissão Nacional de Validação (CNV), que atestou a conformidade do município com as diretrizes do Ministério da Saúde. A Equipe Nacional de Validação (ENV) elogiou a qualidade do relatório apresentado e o aprimoramento dos processos locais de combate à transmissão da doença.

O HEJ desempenha um papel fundamental na oferta de serviços especializados,tanto no CTA e no SAE, como na maternidade, reforçando o compromisso da cidade na luta contra a transmissão vertical do HIV.

Acesso

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) mantém atendimento de porta aberta, permitindo que qualquer paciente interessado procure os serviços a qualquer momento. Além disso, a unidade recebe encaminhamentos das Unidades Básicas de Saúde (UBS) para realização de testes rápidos e acompanhamento, garantindo acesso contínuo aos cuidados necessários.

Pacientes de outras cidades que testam positivo também são direcionados ao CTA por médicos, assegurando um atendimento especializado e contínuo. Para ser atendido, é necessário apresentar um documento com foto, cartão SUS e comprovante de endereço.

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 17h.

O post Hospital Estadual de Jataí realizou mais de 3 mil atendimentos voltados para combate do HIV e de IST’s em 2024  apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.