Instituições ouvidas pelo BC projetam piora na oferta de crédito e aumento da inadimplência

NATHALIA GARCIA
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS)

Instituições financeiras ouvidas pelo Banco Central projetam para este ano piora nas condições de oferta de crédito, sobretudo no setor habitacional, e aumento da inadimplência de famílias e de micro, pequenas e médias empresas.

A avaliação consta na pesquisa trimestral de condições de crédito divulgada nesta quinta-feira (13), com dados coletados entre 13 e 24 de janeiro.

Segundo os participantes da pesquisa, as condições de oferta de crédito se deterioraram de forma generalizada no último trimestre de 2024 e as expectativas de inflexão se confirmaram. Custo e disponibilidade de funding, preocupação com inadimplência e menor tolerância ao risco estão entre os fatores apontados pela piora nas condições de crédito.

Para o primeiro trimestre deste ano, espera-se um agravamento nas condições de oferta em todos os segmentos, com mais força no crédito habitacional. Há expectativa também de demanda mais fraca nesse segmento.

As instituições, por sua vez, preveem que a demanda deve continuar positiva para o consumo das famílias e neutra para as empresas. Quanto à inadimplência, projetam aumento no primeiro trimestre deste ano, especialmente nos segmentos de famílias e de micro, pequenas e médias empresas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.