10 Fatos sobre Pokémon Red, Blue e Yellow

Estimated reading time: 9 minutos

Pokémon é uma das franquias mais conhecidas e lucrativas de todos os tempos, não apenas nos games, mas também temos itens colecionáveis, mangás, animes, filmes e action figures. Agora, com o Pokémon Day se aproximando, decidi fazer uma série de matérias sobre a história da série e nada melhor do que começar com aquilo que iniciou tudo: os jogos Pokémon Red, Blue & Yellow.

No Japão era diferente!

Para muitos, a primeira geração é formada por Pokémon Red & Blue, dois jogos que teriam começado tudo. Ainda que isso seja verdade para nós ocidentais, no Japão é diferente. Acontece que, por lá, a primeira geração foi marcada pelo lançamento de Pokémon Red & Green, com Charizard e Venusaur sendo os grandes mascotes. Blastoise só ganharia sua versão com o lançamento de um cartucho especial que acompanhava a revista CoroCoro.

Assim, basicamente a versão Blue acabou sendo a primeira “terceira versão” da história de Pokémon. Ela removeu vários glitches e consertou vários elementos de design. Por causa disso, quando a Nintendo decidiu lançar o jogo no ocidente, ela escolheu Pokémon Blue como base, trocando o Green por uma versão melhorada.

Gary…? Não! Blue? Não! Seu nome era Green

Embora os fãs do anime conheçam este personagem como Gary Carvalho, nos games, o rival de Red era chamado Blue. Bem, na verdade, seu nome é Green. Mas com o lançamento do mangá de Pokémon, todos o conhecemos como Blue, nome que se tornou oficial. O que aconteceu?

Como o jogo Pokémon Green não foi localizado para fora do Japão, a Nintendo resolveu renomear o rival como Blue no mangá para poder ficar de acordo com o lançamento ocidental. Assim, a menina que seria Blue foi rebatizada como Green e Green se tornou Blue.

Antes dos 151, existiam 190!

Os primeiros jogos são conhecidos por permitir capturar 151 Pokémon (na verdade, 150, já que Mew era um Pokémon de evento), fazendo com que o bordão “Temos que pegar!” ficasse bem famoso ao redor do mundo. Entretanto, antes disso, o plano inicial era trazer 190 Pokémon.

De acordo com várias matérias, existiam designs não utilizados dos 39 Pokémon que foram removidos do jogo, vários deles acabaram sendo usados ou melhorados em Pokémon Gold & Silver. Assim, junto dos 39 Pokémon que foram excluídos, a Game Freak adicionou mais 66 para lançar a segunda geração.

Segundo vários rumores, os Pokémon que foram excluídos da primeira geração foram Scizor, Elekid, Donphan, Heracross, Tyranitar e alguns lendários.

Uma protagonista feminina

Se você procurar as artes conceituais da primeira geração, verá que a ideia original era ter uma protagonista feminina. Ela era mostrada ao lado de Red e de seu rival, sendo sempre acompanhada por um Squirtle. Ela seria claramente uma das personagens principais na primeira geração, tendo o mesmo design que foi usado no mangá e na abertura do anime. Entretanto, ela acabou sendo cortada do jogo em algum ponto do desenvolvimento.

O primeiro Pokémon

Ainda que Bulbasaur seja o primeiro Pokémon na Pokédex, ele não foi o primeiro Pokémon a ser projetado pela Game Freak. Na verdade, o primeiro foi Rhydon. Não só isso, por um tempo, ele era onipresente, afinal, todo placeholder usado nos primeiros projetos do jogo eram estrelados por Rhydon, servindo de base para todas as mecânicas do game.

O primeiro mascote

Bom, ainda que Rhydon tenha sido o primeiro Pokémon, o sucesso de tudo ficou nas patinhas fofinhas de Pikachu. O rato amarelo se tornou uma das figuras mais icônicas da cultura pop, sendo praticamente um sinônimo de Pokémon para as mães dos fãs da franquia. Entretanto, ele não foi o primeiro mascote planejado pela empresa. Na verdade, a ideia era usar Clefairy. Foi apenas quando o anime começou a ser desenvolvido que eles trocaram Clefairy por Pikachu, pois a ideia é que fosse mais popular, atingindo meninos e meninas, algo que Clefairy talvez não conseguisse.

A Nintendo não tinha fé em Pokémon

Hoje é difícil acreditar nisso, mas a Nintendo não tinha muita fé no sucesso de Pokémon. Eles acreditavam que o jogo não seria capaz nem de recuperar o investimento feito na Game Freak. Não apenas isso: eles achavam que a segunda geração marcaria o fim da franquia. Entretanto, o tempo mostrou que a franquia acabou sendo um dos principais títulos da empresa e um grande ponto de venda para os novos consoles da Nintendo, sendo basicamente obrigatório ter uma nova geração de Pokémon a cada lançamento de dispositivos da empresa.

Pokémon Yellow era apenas uma propaganda do anime

Apesar de toda a influência que Pokémon Yellow causou na franquia, gerando o modelo de terceira versão que durou por tantos anos, o plano inicial não era esse. Na verdade, o jogo era um produto que serviria para fazer propaganda do anime fazendo uma conexão com a primeira geração. Por causa disso, temos Pikachu como Pokémon inicial, a presença da equipe Rocket acompanhada de Meowth e a introdução do nome Gary no jogo.

Entretanto, o jogo se tornou tão popular que acabou sendo o cânone oficial por muitos anos. Afinal, na segunda geração, o time de Red utiliza os monstrinhos iniciais e também os Pokémon que são dados no jogo. E isso continuou durante os remakes da segunda geração na quarta geração.

Red e Ash não são a mesma pessoa

Outro ponto interessante é que Ash e Red não são a mesma pessoa. Na verdade, Ash nunca foi baseado em Red, tendo apenas algumas similaridades de design. Enquanto Red é um personagem estoico, Ash é cheio de energia e totalmente amigável. Enquanto Ash era um treinador em ascensão, Red se tornou um verdadeiro mestre pokémon e uma lenda em seu mundo.

E isso ficou ainda mais evidente durante a animação de Pokémon Origins, onde finalmente vimos Red sendo adaptado. Lá, ele mostra que não apenas é muito mais determinado que Ash, como também é um treinador excepcional.

Originalmente, o Professor Carvalho seria o boss final do jogo

De acordo com um datamining da primeira geração, Blue não seria o último desafio de Red, mas sim o Professor Carvalho. Você enfrentaria o grande cientista que teria 5 Pokémon bastanbte poderosos logo após vencer o Campeão da Liga Pokémon. Ele usaria o terceiro inicial que ficou no laboratório, que seria acompanhado por uma ótima party, contando com Tauros, Exeggutor, Gyarados e Arcanine. Mas isso acabou sendo cortado do jogo.

Leia mais sobre Pokémon:

  • Siga o O Vício no Google Notícias e não perca nada sobre Cultura Pop!
  • Fãs acreditam que nova arte oficial de Pokémon pode ter revelado nova evolução de Eevee
  • Nintendo registra nova patente que ajuda no processo contra Palworld

O post 10 Fatos sobre Pokémon Red, Blue e Yellow apareceu primeiro em O Vício.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.