Grupo de 350 rabinos publica anúncio no New York Times contra plano de Trump para Faixa de Gaza

new york times

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

Um grupo de 350 rabinos, junto com judeus famosos nas artes e na cultura, publicou nesta quinta-feira (13) um anúncio de página inteira no jornal americano The New York Times se posicionando contra os planos do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de assumir o controle da Faixa de Gaza.

Com os dizeres “Trump quer a remoção de de todos os palestinos de Gaza. Judeus dizem não à limpeza étnica!”, o anúncio lista os líderes religiosos e os famosos, que incluem nomes como o ator Joaquin Phoenix, de “Coringa” e “Gladiador”, a escritora Naomi Klein, a filósofa Judith Butler, o diretor Jonathan Glazer, de “Zona de Interesse”, e o ator Wallace Shawn, entre outros.

O anúncio faz referência à proposta de Trump, anunciada de supetão no último dia 4 ao lado do primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, de que os EUA tomem controle direito da Faixa de Gaza, expulsando os palestinos da terra onde vivem há gerações, e transformem o local na “Riviera do Oriente Médio”.

Especialistas em direito internacional apontam que, se levada ao cabo, a ideia configuraria limpeza étnica e um crime de guerra. Na última terça-feira (11), em encontro com o rei da Jordânia, Trump voltou a pressionar o país e o Egito a receberem palestinos expulsos de Gaza, ideia descartada por ambos.

Em nota, o comitê que organizou o anúncio no New York Times disse que publicou a peça em um momento no qual “limites políticos vem sendo atravessados rapidamente graças à aliança Trump-Netanyahu”.

“Nossa mensagem para os palestinos é esta: vocês não estão sozinhos, nossa atenção não desapareceu, estamos comprometidos com lutar com todas as nossas forças contra a limpeza étnica em Gaza.”

“É crucial que a comunidade judaica americana diga em alto e bom som que se recusa a aceitar esse plano nefasto”, disse um dos rabinos signatários do anúncio, Toba Spitzer, do estado de Massachusetts.

“O sonho de Hitler de tornar a Alemanha ‘Judenrein’ [limpa de judeus, em alemão] levou à matança do nosso povo no Holocausto.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.