Prefeitura e Susepe firmam parceria para construção de casas para pets

A Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, de Santa Cruz do Sul, e a Susepe firmaram parceria para colocar em prática um projeto de construção de casinhas para pets, com a utilização de mão de obra prisional. A ação visa levar mais conforto térmico aos animais abrigados no Centro de Bem-Estar Animal (CBEA), enquanto aguardam por adoção.

Como explica a secretária da pasta, Bruna Molz, a iniciativa consiste na doação, por parte da comunidade, de materiais de construção novos ou usados, para a montagem das casas. A secretaria fará a gestão e a entrega desses materiais no presídio regional e os apenados, com autorização judicial para trabalho na área intramuros, irão fabricar as casinhas. Eles terão direito à remissão de parte da pena, conforme o disposto na Lei de Execução Penal, segundo a qual, a cada três dias de trabalho, um pode ser remido.

LEIA TAMBÉM: Descida da Júlio será neste sábado; confira a programação

Detalhes foram discutidos nesta quarta-feira, dia 12, em uma reunião entre a secretária, a delegada da 8ª Delegacia Penitenciária Regional, Samantha Longo e o delegado penitenciário adjunto, Pedro Henrique Meinerz. Inicialmente as estruturas serão para os animais do CBEA, porém mais adiante, com o sucesso da iniciativa, a ideia é montar um estoque para atender também a comunidade de baixa renda. “Tudo vai depender desse esforço coletivo, quanto mais pessoas ajudarem, mais os apenados vão produzir e mais animaizinhos serão beneficiados. No futuro queremos que cada novo tutor já saia com seu animalzinho, levando também uma casinha”, disse.

Inspirada em iniciativas semelhantes que ocorreram em outros Estados do país, a ação deve prosperar e para tanto, depende acima de tudo, segundo a secretária, da colaboração da comunidade. “Acreditamos sim que as pessoas irão ajudar, que irão se sensibilizar com a causa. Quem tiver em casa sobras de reforma ou de construção pode trazer que vamos dar um bom destino a esses materiais”.

Interessados em participar da ação em prol da causa animal podem levar sua contribuição diretamente na Crepel, que fica na Rua 28 de Outubro nº 1707, no horário das 8 horas ao meio-dia e das 13 às 17 horas. Podem ser doados madeiras, telhas de zinco, tintas de qualquer cor, parafusos, pincéis, rolos, ferramentas de marcenaria e outros itens básicos para a confecção das casinhas.

LEIA TAMBÉM: Artistas organizam evento para ajudar voluntária das Roxinhas

De acordo com a delegada Samantha, o projeto é uma excelente oportunidade para que Estado e Município possam, juntos, garantir a aplicação das políticas públicas mais diversas, alcançando ações que abrangem a execução penal para a reinserção social, o bem estar e a proteção dos animais e do meio ambiente. “Acreditamos que esse projeto será muito importante, pois a Polícia Penal, em conjunto com a Secretaria do Bem-Estar Animal, tem a oportunidade de contribuir com ações que irão retornar, diretamente para a comunidade de Santa Cruz do Sul, através do trabalho prisional do presídio da cidade”, observou.

As ações resultantes da parceria deverão ser de cunho permanente, conforme destacou Samantha. Estão previstas também palestras educativas e lúdicas para as escolas do município e outras iniciativas com a participação do canil regional da Susepe, que conta com cães para emprego em operações e para trabalhos comunitários.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Prefeitura e Susepe firmam parceria para construção de casas para pets appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.