Morte jornalista no MS: ex-noivo tem registro de agressão contra mãe e irmã além de outros sete pedidos de medida protetiva


Ficha de antecedentes criminais revela que o músico Caio Nascimento foi denunciado em 14 processos de violência contra a mulher e há sete pedidos de medidas protetivas expedidos contra ele desde 2020.

Caio Nascimento esfaqueou Vanesa Ricarte e se entregou após o crime. Conforme a ficha de antecedentes, o músico foi denunciado em 14 processos de violência contra a mulher e há sete pedidos de medidas protetivas expedidos contra ele desde 2020. Segundo delegada, Caio Nascimento tem diversas ocorrências por violência doméstica.
Reprodução/Redes Sociais
O músico preso em flagrante pelo feminicídio de uma jornalista em Mato Grosso do Sul tem extensa ficha criminal, conforme aponta documento do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. Caio Nascimento, de 35 anos, que esfaqueou a ex-noiva, Vanessa Ricarte, está envolvido em 14 processos de violência doméstica contra mulher.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
O documento também revela que, em maio de 2021, ele chegou a ser preso por ameaça e foi solto três dias depois.
De acordo com a delegada da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), Elaine Benicasa, as denúncias foram feitas por diversas vítimas nos últimos cinco anos, incluindo a mãe e a irmã de Caio.
“[Caio] É uma pessoa totalmente perturbada, com passagem por roubo, com tentativas de suicídio e algumas ocorrências de violência doméstica contra a mãe, contra a irmã e contra outras conviventes. Vários crimes, cada caso diferente um do outro. Ameaças, lesões, enfim, são várias passagens de ocorrência de violência doméstica”, relata a delegada.
A ficha criminal mostra, ainda, que o músico esteve envolvido em crimes de trânsito e difamação.
LEIA TAMBÉM
Jornalista fugiu de cárcere privado para denunciar agressões horas antes de ser morta pelo ex-noivo em MS
Feminicídio em MS: autoridades, políticos e entidades lamentam morte de jornalista esfaqueada pelo ex-noivo
Feminicídio
Caio Nascimento esfaqueou a ex-noiva Vanessa Ricarte, de 42 anos, no tórax no fim da tarde dessa quarta-feira (12). A morte da jornalista foi confirmada na madrugada desta quinta-feira (13). Vanessa era servidora do Ministério Público do Trabalho (MPT).
A vítima chegou a denunciar o assassino horas antes do crime e recebeu medida protetiva.
Ao retornar da delegacia para buscar seus pertences na casa onde morava, no bairro São Francisco, o homem a atacou com três golpes de faca no tórax. Ela foi socorrida em estado grave e encaminhada para o hospital.
Vanessa chegou a registrar boletim de ocorrência contra Caio horas antes do crime.
Reprodução/Redes Sociais
Conforme a delegada Analu Ferraz, a Casa da Mulher Brasileira, onde o caso foi registrado, ofereceu abrigo temporário à jornalista.
“Na companhia de um amigo, retornou até a casa, quando então encontrou o autor no local, que já se apresentava bastante alterado, em razão de ser conhecidamente usuário de droga, de cocaína”, informou a delegada.
Caio Nascimento foi preso em flagrante pela Polícia Militar.
A morte de Vanessa integra as estatísticas do feminicídio em Mato Grosso do Sul e é o segundo caso registrado no estado em 2025. O primeiro ocorreu em Caarapó, no dia 1º de fevereiro, quando Karin Corin, de 29 anos, foi morta pelo ex-companheiro.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.