Resumo da temporada do craque Memphis Depay pelo Corinthians

the ball 428317 1280

A temporada 2024 do futebol brasileiro chegou ao fim, com grandes momentos, rivalidades acirradas e muita emoção. O ano também foi marcado pelo domínio dos clubes tupiniquins no cenário continental, com quatro equipes chegando às semifinais da Libertadores e Sul-Americana. Outro destaque foi a chegada de grandes estrelas vindas da Europa, sejam brasileiros repatriados ou craques estrangeiros.

O foco agora está na temporada 2025, que começará já em janeiro com os Estaduais. Devido à Copa do Mundo de Clubes no meio do ano, o Campeonato Brasileiro terá seu início antecipado para o fim de março e, em breve, os primeiros rumores do mercado começarão a circular com as cotações do Brasileirão 2025. A equipe editorial da Oddschecker está pronta para coletá-las e compará-las para trazer uma ideia mais precisa de quem será o próximo campeão nacional.

Mas, antes de pensar no futuro, também é bom fazer um balanço da temporada que acabou de terminar, especialmente sobre alguns de seus protagonistas. Entre eles está o jogador do Corinthians, Memphis Depay, que chegou ao Parque São Jorge no meio do ano e, em pouco tempo, se tornou um dos principais jogadores do Timão e do futebol brasileiro, com gols, assistências e muito carisma dentro e fora das quatro linhas.

Estatísticas e números do Memphis Depay em 2024

Contratado pelo Corinthians em setembro, Depay não demorou para se adaptar ao futebol brasileiro. Mesmo chegando em meio à temporada, ele teve impacto imediato. Com sete gols e quatro assistências em 14 partidas entre Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana, o atacante holandês mostrou por que é considerado um jogador de elite, com média de 0,79 de participação em gol por jogo. Além dos números expressivos, sua habilidade em criar jogadas decisivas fez dele um dos pilares do ataque corintiano.

Não à toa, a equipe alvinegra deu um grande salto de qualidade com a presença de Memphis na equipe. Quando o camisa 94 desembarcou em São Paulo, o Timão ocupava a 18ª colocação, três pontos atrás da primeira equipe fora do Z4, correndo sérios riscos de rebaixamento. Desde sua chegada, o time paulista engrenou, registrando nove vitórias, um empate e uma derrota com ele em campo.

Os nove triunfos consecutivos do Corinthians na reta final do Brasileirão (apenas um deles sem Memphis, suspenso na 35ª rodada por ter tomado o terceiro cartão amarelo) fez os alvinegros se recuperarem brilhantemente na tabela, terminando o ano na sétima posição e com vaga garantida na Pré-Libertadores.

Além dos gols e assistências, Depay se notabilizou como uma referência de liderança em campo, unindo o grupo de jogadores em prol de um objetivo único: vencer. Segundo a plataforma Sofascore, especializada em estatísticas do futebol, o holandês teve uma avaliação média de 7,30 de um total de 10,0 no Brasileirão e uma nota de 6,97 na Copa Sul-Americana. Apesar de não marcar nenhum gol no torneio continental, ele deu três passes açucarados para seus companheiros, ajudando o Timão a chegar nas semifinais.

Depay atendeu às expectativas?

Quando Memphis Depay foi anunciado como reforço do Corinthians, a contratação foi recebida com grande entusiasmo pela torcida e com certa dose de ceticismo por parte dos críticos. Afinal, o desafio de adaptar um jogador europeu ao ritmo intenso e às peculiaridades do futebol brasileiro é sempre significativo.

Mas Depay rapidamente dissipou as dúvidas. Além dos números, ele trouxe uma mentalidade vencedora para o elenco. Sua experiência em clubes gigantes da Europa, como Barcelona e Lyon, ficou evidente em momentos decisivos, quando assumiu a responsabilidade em campo. Para completar, ele terminou sua primeira temporada no Brasil marcando um gol de bicicleta contra o Grêmio, em Porto Alegre.

Qual o futuro do jogador holandês?

Com contrato válido até 31 julho de 2026, o atacante deve continuar no Timão para a próxima temporada, sendo peça-chave para as pretensões do clube, principalmente visando a participação na Copa Libertadores. Mesmo com possíveis propostas do mercado europeu, Memphis Depay parece comprometido com o projeto do Corinthians e já expressou em entrevistas o quanto tem apreciado a experiência no Brasil, tanto pelo futebol, quanto pela cultura.

O atleta, inclusive, já aproveitou folga para conhecer uma comunidade no ABC Paulista, gravou clipe com o MC Hariel e mostra cada vez mais que tem se adaptado ao país da melhor maneira. Se permanecer, ele será fundamental não só para o sucesso esportivo do time, mas também para atrair novos patrocinadores e aumentar a visibilidade do clube internacionalmente.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.