Ano letivo inicia na rede municipal com mais de mil alunos em Sobradinho

A movimentação retornou às escolas para mais um ano letivo. As aulas tiveram início na Rede Municipal de Ensino de Sobradinho nesta semana. Em entrevistas à Gazeta, a diretora da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Lisani Bernardini, destacou os preparativos e comentou também sobre estar atuando à frente da pasta.

Lisani mencionou que trabalhou como professora durante 25 anos, e mesmo após se aposentar, seguiu atuando em questões ligadas à educação, no trabalho público e no trabalho com a comunidade, tendo sido também secretária de Educação, Saúde e Assistência Social de Lagoa Bonita do Sul, bem como vereadora.

Conforme a diretora, a equipe da SMECTD, gestores, professores e funcionários, já estavam dias antes do início do ano letivo trabalhando na preparação das escolas e participando de uma série de formações, em parceria com o Programa A União Faz a Vida, do Sicredi, para receber os alunos. Segundo ela, a Rede Municipal conta com aproximadamente 1.100 estudantes, além de mais de 300 servidores (entre professores, funcionários, motoristas e equipes diretivas), sendo a maior pasta do Município e exigindo muita clareza na forma como é gerida bem como muita parceria das demais Secretarias, para trabalharem alinhadas ao chefe do Executivo Municipal.

LEIA TAMBÉM: Justiça derruba suspensão e aulas na rede estadual começam nesta quinta-feira

Segundo Lisani, a Secretaria empossou as equipes diretivas das EMEIS e EMEBS no dia 29 de janeiro e, a partir daí, já iniciou-se a preparação do quadro funcional das escolas, professores, monitores, estagiários (CIEE), quadro este que ainda está sendo montado.

Em relação à estrutura das escolas, citou que, ao iniciar o governo municipal, receberam uma parte financeira bem comprometida, onde estão assinando empenhos para pagamento de gastos do ano anterior, com os recursos limitados, ao que solicita compreensão da comunidade escolar. Neste sentido, Lisani informou que os reparos estruturais básicos já estavam sendo feitos antes do início das aulas e agradeceu às equipes escolares por manterem a limpeza dos locais. Segundo ela, ainda haverá muito trabalho para recuperação e também para manter essas estruturas e, na medida que a situação financeira apresentar melhoras, muitos reparos devem ser feitos.

A diretora lembrou ainda que em muitas EMEIS serão feitas obras durante o ano, e em algumas já iniciaram, como na EMEI Abelhinha Feliz, do Bairro Vera Cruz, onde três salas estão em obras. O mesmo acontece na EMEB São Valentim, de Campestre, onde a parte interna está sendo revitalizada e posteriormente será feita a pintura da parte externa e construída uma área coberta. Esta escola já iniciou o ano atendendo em turno integral.

LEIA TAMBÉM: Aulas na rede estadual iniciam para mais de 700 mil estudantes

Em relação à merenda escolar, Lisani mencionou que há destinação de recursos específica para este fim e destacou que boa parte dos alimentos são fornecidos via Emater, oriundos da agricultura familiar. Já quanto ao transporte escolar, os roteiros também foram organizados, sendo parte feita pelo Município e outra parte de forma terceirizada.

A gestora comentou ainda sobre algumas mudanças que ocorreram na supervisão da SMECTD, assumindo a supervisão das EMEBS a professora Ibraima Calheiro, e nas EMEIS Jocinéia Lopes Becker. Com uma equipe multiprofissional, que conta com psicólogo e também assistente social, estarão na Secretaria de Educação trabalhando junto com as equipes escolares, e farão um cronograma de visitas e atendimentos nas escolas. Lisani mencionou também que a Secretaria já aderiu ao Programa TEAcolhe, uma política de atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Rio Grande do Sul. Uma reunião foi feita para tratar deste trabalho em rede.

LEIA TAMBÉM: Escola Santo Carniel ingressa no quarto ano com ensino em tempo integral

A diretora explanou ainda sobre o uso dos celulares no ambiente escolar, pedindo também aos pais para que se adequem, pois mesmo sem a lei totalmente regulamentada, o uso do equipamento deve ser consciente e pedagógico somente, destacando que estão aguardando mais esclarecimentos sobre a lei. A determinação é da Lei Federal 15.100, sancionada no início de janeiro deste ano, e que procura limitar o uso de dispositivos eletrônicos portáteis nas escolas públicas e privadas, tanto nas salas de aula quanto no recreio e intervalos, mas permite o uso pedagógico, ou seja, quando autorizado pelos professores.

As aulas nas Escolas Municipais de Ensino Infantil (EMEIS) iniciaram ainda na segunda-feira, dia 10 de fevereiro, enquanto nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBS) na terça-feira, dia 11, atendendo ao comunicado da rede estadual e também da Famurs, adiando o início do ano letivo devido ao calor extremo no estado. Conforme Lisani, o prefeito pediu para que haja cautela nas decisões, então fizeram uma análise da situação e sentiram que não havia necessidade de adiar mais o retorno às aulas. Segundo a diretora, as escolas estão aptas, dispondo de ar condicionado nas salas de aula, os quais passaram por manutenção a poucos dias, mas não descartando a possibilidade de nova manutenção em algumas salas ainda.

Após adiamento, aulas iniciam na Rede Estadual de Ensino

As aulas na Rede Estadual de Ensino iniciaram nesta quinta-feira (13) para mais de 700 mil estudantes em 2.320 escolas. Para marcar a abertura oficial do ano letivo de 2025, o governo do Estado realizou um evento no Instituto Estadual Paulo Freire, em São Sebastião do Caí, escola recuperada após ser impactada pelas enchentes de 2023 e 2024, e que agora está à disposição dos alunos e profissionais da educação. Participam o governador Eduardo Leite e as secretárias da Educação, Raquel Teixeira, e de Obras Públicas, Izabel Matte, além de autoridades da região.

O início do ano letivo na Rede Estadual estava marcado para a segunda-feira, dia 10, mas foi adiado após o CPERS/Sindicato obter uma liminar na Justiça suspendendo as aulas até o dia 17, em razão do calor intenso no estado. O governo ingressou com recurso, sendo autorizado o retorno, e as atividades começaram ontem.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Ano letivo inicia na rede municipal com mais de mil alunos em Sobradinho appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.