Cacá Diegues foi homenageado pela Beija-Flor no Carnaval do Rio 2024 em enredo sobre Maceió

Meus amores, como eu mencionei anterior, nesta sexta (14), o Brasil se despediu um dos maiores nomes do cinema nacional: o cineasta Cacá Diegues, que morreu aos 84 anos, vítima de complicações após uma cirurgia. Sendo um dos fundadores do Cinema Novo, ele foi homenageado em vida diversas vezes.

Uma das últimas homenagens que ele recebeu ainda em vida foi no Carnaval 2024 durante o desfile da Beija-Flor de Nilópolis. O diretor de cinema veio na penúltima alegoria com outras personalidades nascidas em Maceió, capital de Alagoas.

O carro trazia a figura da Nossa Senhora dos Prazeres em destaque. Ela é considerada a padroeira da Maceió. O carro ainda tinha anjos e bonecas para acompanhar a santa.

O enredo da agremiação naquele ano foi “Um delírio de Carnaval na Maceió de Rás Gonguila”. Este é considerado o imperador da festividade na cidade e fundador do maior bloco de Carnaval da época.

Já no ano de 2016, Diegues foi tema do enredo da Inocentes de Belford Roxo, agremiação da Baixada Fluminense. A escola de samba estava na Série Ouro na ocasião e levou para a avenida o tema “Cacá Diegues — Retratos de Um Brasil em Cena”.

Ao longo do desfile, a escola passou por momentos importantes da vida e obra do diretor, como os longas “Bye Bye Brasil” e “Tieta do Agreste”. Entretanto, a agremiação ficou apenas na 9ª colocação daquele Carnaval.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.