
Um falso roubo de cargas acabou com a prisão de um homem em Joinville, Norte de Santa Catarina, nesta sexta-feira (13). O suspeito, que segundo a polícia também tem histórico de furtos a caixas eletrônicos, foi preso dentro de um “castelo” na zona Leste da cidade, onde morava.

Homem suspeito de furto de cargas foi preso em “castelo” em Joinville – Foto: PC/Divulgação
Segundo o delegado Osnei Valdir de Oliveira, da Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas, a prisão se refere ao furto de uma carga de bobinas que ocorreu em São Francisco do Sul, em janeiro deste ano. À época, o motorista do caminhão que carregava a carga disse se tratar de um roubo.
No boletim de ocorrência, ele informou que teria sido abordado por criminosos em Itapecerica da Serra (SP) e que foi mantido refém em um imóvel até ser liberado apenas com o caminhão.
A partir das investigações, a polícia descobriu que, na verdade, a versão do motorista era uma simulação orquestrada pelo dono do caminhão para subtrair a carga, avaliada em R$ 211.823,04.
Na operação que contou com o apoio da DIC (Divisão de Investigação Criminal) de Joinville, além da prisão, também foram apreendidos documentos e objetos que serão analisados pela polícia.
O homem preso nesta sexta-feira (13), em uma construção em forma de castelo, é dono da transportadora e suspeito de ser o “autor intelectual” do crime, além de já ter histórico de furto a caixas eletrônicos. Já o motorista que disse ter sido roubado e feito refém segue foragido.
De acordo com o delegado, há registro de vários crimes semelhantes, em que as cargas saíam de São Francisco do Sul e outras cidades do Paraná com destino a diversos locais, mas eram desviadas para posterior venda em São Paulo. A carga furtada em janeiro não foi recuperada.