Levantamento vai mostrar taxa de infestação por Aedes Aegypti em Santa Cruz

Mais um Levantamento de Índices Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) começará segunda-feira, 17, em Santa Cruz do Sul, o primeiro do ano. A sondagem, realizada pelos agentes de endemias, verifica a quantidade de focos e larvas do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, e é feita periodicamente para quantificar o nível de infestação no município.

Para essa amostragem serão considerados 64 mil imóveis, dos quais serão visitados 2.574, distribuídos em 43 bairros e nas zonas urbanas de Pinheiral, Boa Vista, Monte Alverne e Alto Paredão. O trabalho será executado por 18 agentes.

LEIA TAMBÉM: Projeto Empresas Amigas do Cras terá Feirão de Empregos

Além de residências, serão vistoriados terrenos baldios e térreos de edifícios seguindo a metodologia da amostragem. Durante as visitas, que ocorrerão de segunda a sábado, das 8 horas às 11h30 e das 13 às 17 horas, os agentes estarão identificados e uniformizados.

A etapa de visitas do levantamento deve ser concluída no dia 28 deste mês, e a expectativa é de que os resultados sejam divulgados na semana seguinte. A partir das conclusões, serão tomadas medidas para o direcionamento de ações de combate ao Aedes aegypti.

De acordo com a Vigilância Sanitária, estima-se que, em razão da sequência de dias com temperaturas muito elevadas neste mês e agora um período de chuvas, haverá aumento de infestação de mosquitos. Somente Santa Cruz do Sul já registra 33 casos de dengue desde janeiro até o momento.

LEIA TAMBÉM: Jornada Pedagógica da rede municipal teve início nesta sexta-feira

Para Saber

A orientação é para que a população siga atenta para eliminar criadouros do mosquito. Pede-se atenção especial à limpeza das piscinas com colocação de cloro e demais procedimentos de manutenção. Também baldes, muitas vezes utilizados para conter água de condicionadores de ar e recipientes diversos, como pratinho para água dos pets, devem ser lavados constantemente para eliminar focos. No momento, a Vigilância atua na aplicação de inseticida no Bairro Bom Jesus.

Estado apresenta queda

Nas primeiras seis semanas deste ano, o número de casos prováveis de dengue no Brasil é 60% menor em relação ao mesmo período de 2024. Os dados são do painel de monitoramento das arboviroses, do Ministério da Saúde. Em 2025, até o dia 13 de fevereiro, foram 281.049 casos prováveis, contra 698.482 no mesmo período do ano passado.

O Rio Grande do Sul acompanha o cenário nacional com redução de 68,4% entre os dois períodos – de 6.812 casos em 2024 para 2.150. O resultado é parte do Plano de Ação para Redução dos Impactos das Arboviroses, lançado pelo governo federal em setembro de 2024.

LEIA TAMBÉM: Moradores do Menino Deus pedem legalização de moradias

“Essa redução substancial do número de casos de dengue no país é um reflexo da mobilização nacional promovida pelo Ministério da Saúde, de forma conjunta com estados e municípios, com participação ativa da população”, afirmou a ministra Nísia Trindade.

Segundo Nísia, o objetivo é fortalecer as ações de preparação da rede de assistência. Para alcançar esse objetivo, antecipou que podem ser feitos investimentos em qualificação de pessoal e tecnologias.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Levantamento vai mostrar taxa de infestação por Aedes Aegypti em Santa Cruz appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.