Rodovias terão mais de 100 radares novos até maio

O Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP) anunciou uma iniciativa importante para melhorar a segurança nas rodovias estaduais. A partir de uma ordem de serviço assinada recentemente, está prevista a instalação de 649 novos radares de velocidade. O objetivo é enfrentar a alta incidência de acidentes em vários trechos, com a operação dos aparelhos começando em maio de 2024.

Os locais escolhidos para a instalação dos radares foram estrategicamente selecionados com base em dados de acidentes. Os fatores considerados incluem excesso de velocidade, desafios geográficos e até mesmo a presença de fauna na região. Espera-se que essa nova medida reforçada traga melhorias significativas na segurança das estradas.

Onde serão instalados os novos radares?

Os novos dispositivos serão espalhados ao longo dos 13 mil quilômetros de rodovias estaduais. As localidades priorizadas são aquelas com histórico de acidentes frequentes. Naturalmente, áreas urbanas de alta densidade também receberão atenção, com instalação de “lombadas eletrônicas” que avisam os motoristas sobre sua velocidade em tempo real.

Dois tipos de radares serão utilizados neste projeto: o fixo-redutor e o fixo-controlador. O primeiro tem a função de reduzir a velocidade em áreas urbanas, enquanto o segundo funciona como o radar convencional que monitora a velocidade sem exibição instantânea ao motorista.

Rodovias terão mais de 100 radares novos até maio
Radar de trânsito (Créditos: depositphotos.com / jevanto)

Quais são as inovações tecnológicas destes radares?

Os novos radares incorporam tecnologias avançadas para melhorar a eficácia do monitoramento de tráfego. Com um sistema de laço indutivo integrado ao pavimento, esses dispositivos conseguem medir a velocidade e contar o número de eixos dos veículos, transmitindo essas informações ao DER-SP em tempo real.

A introdução dessa tecnologia tem o potencial de não apenas reduzir a velocidade média dos veículos, mas também melhorar a coleta de dados para futuros estudos e medidas, tudo com o objetivo de reduzir a severidade dos acidentes.

Como esta medida depende de mudanças legislativas?

Para que os novos dispositivos de monitoramento funcionem adequadamente dentro da legislação, será necessário alterar a Resolução nº 798 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Atualmente, as autuações são registradas apenas quando o motorista é flagrado em infração ao passar pelo radar. A nova tecnologia aspira a monitorar a velocidade ao longo de trechos, demandando, portanto, uma atualização na regulamentação vigente.

Essas mudanças legais são essenciais para a validação e eficácia das medidas propostas, permitindo um controle mais abrangente e eficiente do tráfego rodoviário.

Quais metas de segurança o DER-SP espera alcançar com os novos radares?

A implementação dos radares é parte de uma estratégia mais ampla para tornar as estradas estaduais mais seguras. A expectativa é que, além de diminuir a ocorrência de acidentes, estes equipamentos ajudem a amenizar a gravidade dos incidentes que porventura aconteçam. Segundo Ricardo do Nascimento, coordenador do DER-SP, a melhoria do tempo de reação dos condutores e a atenuação dos impactos são objetivos-chave desta iniciativa.

A vigilância contínua e a melhoria tecnológica são passos críticos rumo a um trânsito mais seguro e eficiente, salvaguardando a vida de motoristas e passageiros em todo o estado.

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