Com queda de 60% nas doações, Banco de Leite de Caraguatatuba faz campanha para aumentar arrecadação; veja como doar


De acordo com a Prefeitura, o ideal seria distribuir 5 litros de leite humano pasteurizado por semana pra UTI Neonatal de Caraguatatuba. Porém, em janeiro de 2025, foi possível distribuir somente cerca de 2 litros por semana, o que é considerado abaixo do ideal. Imagem de Arquivo/ Banco de leite
Acervo banco de leite CZS
Com queda de cerca de 60% nas doações, o Banco de Leite de Caraguatatuba está com estoque reduzido de leite materno. Por isso, o local está fazendo uma campanha, para tentar aumentar a arrecadação de leite e conseguir dar conta da demanda.
De acordo com a Prefeitura, o ideal seria distribuir 5 litros de leite humano pasteurizado por semana pra UTI Neonatal de Caraguatatuba. Porém, em janeiro de 2025, foi possível distribuir somente cerca de 2 litros por semana, o que é considerado abaixo do ideal.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
A queda ocorre por causa da diminuição de mães disponíveis para doação, situação comum nesse período em que houve festividades e férias escolares.
Com a queda nas doações, o banco de leite não está conseguindo suprir as necessidades da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, da Casa de Saúde Stella Maris, que atende as quatro cidades do Litoral Norte de São Paulo – Caraguatatuba, São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela.
Segundo a prefeitura, a doação é de extrema importância, pois contribui para o crescimento e desenvolvimento dos bebês, além de diminuir o tempo de internação deles, em especial dos bebês que nascem prematuros.
Um litro de leite materno doado pode ajudar a salvar a vida de até 10 recém-nascidos por dia.
Confira como doar
Para doar, quem estiver com leite sobrando deve ligar para o telefone (12) 3897-3510, para receber as orientações iniciais. Além disso, o Banco de Leite coleta, uma vez por semana, as doações na casa de quem está doando.
Vale destacar que o banco orienta que, para ser doadora, a mãe e o bebê devem estar saudáveis e o bebê com um ganho de peso adequado. A doadora também precisa ser residente de Caraguatatuba, e deve realizar exames de sangue para poder doar.
O banco de leite de Caraguatatuba fica dentro do Centro de Atendimento Materno Infantil (CEAMI), que fica no prédio do Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher), localizado na Av. Dr. Arthur da Costa Filho, 2135 – Centro.
Veja mais sobre o Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.