Veja reações na web após denúncia da PGR contra Bolsonaro por tentativa de golpe

Na noite desta terça-feira (18), após a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentar uma denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado, usuários do X, antigo twitter, reagiram à notícia.

Algumas pessoas comemoraram a denúncia enquanto outras afirmam que o ex-presidente está sendo perseguido e que tudo não passa de uma cortina de fumaça para o governo Lula.

Veja algumas reações:

Entenda o caso

A Procuradoria-Geral da República apresentou, nesta terça-feira (18/2), ao Supremo Tribunal Federal (STF), uma denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado. Além de Bolsonaro, foram denunciados o general Walter Braga Netto, o ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, o tenente-coronel Mauro Cid, o ex-ministro da Justiça Anderson Torres e outras 35 pessoas. A partir de agora, se inicia um longo processo jurídico que deve resultar no julgamento do caso pela Primeira Turma da Corte.

Caso a denúncia seja aceita pelo Supremo, os denunciados passam para a condição de réu e respondem uma ação penal. Com as acusações protocoladas na Corte, o relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, abre prazo para manifestação da defesa, que em poder do documento apresenta as contrarrazões, pode anexar provas e indicar testemunhas para tentar provar a inocência dos clientes. Os acusados também podem ser ouvidos, caso manifestem interesse, para apresentar sua versão.

Essa oitiva não ocorre no plenário da Turma, mas sim em uma audiência à parte conduzida provavelmente por um juiz auxiliar do relator, neste caso, o ministro Alexandre de Moraes. No relatório, a PGR afirma, com base em investigações da Polícia Federal, que em 2022 foi colocado em prática um minucioso planejamento para tentar impedir a posse do presidente Lula e do vice, Geraldo Alckmin, por meio de um golpe de Estado.

Também foram planejados ataques contra ministros do Supremo e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com a acusação, Bolsonaro sabia do planejamento para tentar tomar o poder e chegou a editar uma minuta golpista que seria decretada para dar aparente legalidade aos atos inconstitucionais.

Investigações

As investigações já duram dois anos e são baseadas principalmente em depoimentos válidos por acordo de delação premiada por parte do tenente-coronel Mauro Cid, que era ajudante de ordens de Bolsonaro durante seu governo. Cid acompanhava cada passo de Bolsonaro e era integrante das Forças Especiais do Exército, os chamados “kids pretos”, especializados em grandes operações e treinados para atingir infraestruturas, quando necessário.

A Polícia Federal afirma que os kids pretos seriam usados para colocar o golpe em prática. Para isso, pelotões, sediados em Goiânia, se deslocaram até Brasília.

The post Veja reações na web após denúncia da PGR contra Bolsonaro por tentativa de golpe appeared first on Super Rádio Tupi.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.