Rede Nikkei Brasil celebra quatro anos de fortalecimento da cultura e empreendedorismo japonês

foto1

Maiara Marinho
[email protected]

O quarto aniversário da Rede Nikkei Brasil (REN), organização voltada ao empreendedorismo e à preservação da cultura japonesa no Brasil, foi celebrado na noite desta terça-feira (18), no restaurante Coco Bambu, no Lago Sul. O evento destacou “o crescimento e a consolidação da nossa rede”, afirmou a presidente da REN, Lesley Ishii.

“A REN Brasil começou com uma parceria com nossa Embaixada há cinco anos”, contou ao Jornal de Brasília o embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi. Segundo ele, na época, um grupo de jovens de Brasília se reuniu em sua residência, onde surgiu a ideia de criar uma rede voltada ao networking, à cultura japonesa e aos negócios.

foto2
A presidente da REN Brasil, Lesley Ishii, à esquerda; e a representante sênior da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), Reiko Kawamura, à direita. Crédito: Maiara Marinho/JBr

Um ano depois, esses jovens criaram a REN Brasil. “Desde a origem nossa embaixada está trabalhando e colaborando com a rede”, destacou Teiji Hayashi. Além do embaixador, participaram do evento a representante sênior da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), Reiko Kawamura; os deputados federais Pedro Aihara e Luiz Nishimori; e o deputado distrital Thiago Manzoni.

Além do jantar, aconteceu a posse da nova diretoria executiva e do conselho fiscal da entidade, para o biênio 2025-2026. “Desejamos reforçar a nossa missão de conectar e fortalecer a comunidade nikkei. Esperamos que este encontro inspire novas colaborações, amplie as conexões entre os presentes e fortaleça ainda mais a nossa rede de apoio ao empreendedorismo”, comentou a presidente da REN.

Conheça

O Brasil abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão. O termo nikkei refere-se tanto aos japoneses nascidos fora do Japão quanto aos seus descendentes e simpatizantes da cultura nipônica. Estima-se que existam 3,8 milhões de nikkei no mundo, sendo ao menos 2 milhões no Brasil.

A JICA, uma agência governamental independente, coordena a Assistência Oficial ao Desenvolvimento em nome do governo japonês. Em parceria com a Embaixada do Japão, a agência busca fortalecer a cooperação entre a comunidade, fomentar negócios e preservar os laços culturais. “O governo japonês implementou um projeto de parceria com entidades nikkei tradicionais para promover eventos culturais e o ensino da língua japonesa”, explicou Reiko Kawamura.

Empreendedorismo

Desde que conheceu a REN, a representante da JICA achou importante apoiar não só as entidades tradicionais, assim como uma entidade de jovens empreendedores. “Nós oferecemos cursos de treinamento para membros e sócios da REN”, relatou Reiko.

Entre os destaques da atuação da Rede Nikkei no Brasil está a criação da REN Mulheres, uma iniciativa voltada ao networking entre empresárias. Além de apoiar empresários e empreendedores nikkei já consolidados no mercado, a rede orienta jovens em fase de sucessão empresarial e participantes de processos seletivos para programas e bolsas de estudo no Japão. Também oferece suporte a gestores de instituições culturais.

O artista e empresário do ramo cultural, Kayo Oliveira, é líder de um grupo de tambores tradicionais de Brasília. “Dentro da comunidade Nikkei existem muitos grupos nichados, o grupo de jovens, o das pessoas mais velhas, e a REN é o encontro dos empreendedores Nikkeis”, disse Kayo. Para ele, a rede é “um lugar de muito acolhimento e de possibilidades”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.