Qual tipo de câncer se manifesta primeiro com dor nas costas

Entre os vários formatos dessa doença, o mieloma múltiplo é um tipo de câncer que afeta as células plasmáticas, componentes essenciais do sistema imunológico responsáveis pela produção de anticorpos, e pode se manifestar inicialmente com um sintoma bastante comum: dor nas costas.

Imagem de pigmentos rosados e roxos

Essa doença compromete o funcionamento do sangue e pode causar danos aos ossos e aos rins – Foto: Canva/ND

Essa doença, que compromete o funcionamento normal do sangue e pode causar danos aos ossos e aos rins, afeta cerca de 7 mil pessoas por ano, segundo a ABRAMM (Associação Brasileira de Mieloma Múltiplo). Embora seja extremamente raro, é o segundo tipo de câncer hematológico mais comum no mundo.

Dor nas costas como sinal de alerta desse tipo de câncer

Entre os sintomas iniciais do mieloma múltiplo, a dor nas costas se destaca. Esse sinal pode ser confundido com desconfortos musculares comuns, mas no caso do mieloma, ocorre devido à fragilidade óssea causada pela proliferação das células cancerígenas.

Conforme um estudo publicado no Jornal Britânico de Hematologia, casos de fraturas vertebrais são comuns em pacientes com esse tipo de câncer, o que torna a dor lombar um dos primeiros sinais desse tipo de câncer.

Pessoa com dor nas costas se apoiando em sofá

Esse tipo de câncer tem um sintoma inicial bastante comum, que é a dor nas costas – Foto: Canva/ND

Grupos mais vulneráveis do mieloma múltiplo

Esse tipo de câncer afeta principalmente indivíduos com mais de 60 anos, mas também pode surgir em adultos mais jovens.

Apesar disso, um caso envolvendo uma criança de 8 anos, sem identificação, foi registrado pela Fundação Internacional de Mieloma América Latina. O episódio foi o primeiro relato desse tipo na história.

Diagnósticos e tratamentos para esse tipo de câncer

O diagnóstico da doença é realizado por exames de sangue e urina, incluindo a eletroforese de proteínas, capaz de identificar a presença da proteína monoclonal (proteína M), característica da doença.

Os tratamentos podem envolver quimioterapia, radioterapia e transplante de células-tronco. Vale ressaltar que o transplante pode ser do próprio paciente ou de um doador compatível. Últimos avanços na área médica permitem que muitos pacientes levem uma vida normal com o controle adequado da doença.

Pessoa segurando tubo com sangue

Esse tipo de câncer pode ser identificado com exame de sangue e urina – Foto: Canva/ND

Importância do diagnóstico precoce

Apesar disso, o mieloma múltiplo ainda não tem cura, mas o diagnóstico precoce faz toda a diferença para a qualidade de vida do paciente, como sugere um estudo publicado na revista científica Hematologia de Lancet.

Por isso, identificar sinais como dor nas costas persistente, fadiga e infecções recorrentes pode ser fundamental para um tratamento eficaz. Especialistas reforçam a importância de exames regulares, principalmente em grupos de risco, para detectar alterações antes que a doença cause danos irreversíveis.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.