Colaboradores do HRSM participam de treinamento sobre sepse em pediatria

hrsm

Nesta quarta-feira (19), os profissionais de saúde que trabalham no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) participaram de um treinamento sobre sepse em pediatria, que ocorreu no centro de simulação realística do hospital. Foram cinco turmas ao longo de todo o dia. O treinamento é promovido pela Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa (Diep), que tem como papel gerar conhecimento aplicado para qualificar o cuidado em saúde de média e alta complexidade, alinhado com objetivos estratégicos do Instituto de Gestão Estratégica do Distrito Federal (IgesDF).

“O intuito do nosso treinamento é fazer com que os colaboradores estejam cada vez mais capacitados, para que eles possam saber e intervir melhor diante de um paciente pediátrico em quadro de sepse, choque séptico, para que eles tenham a maior segurança e prezem sempre pela qualidade do atendimento ao paciente”, explica a enfermeira do Núcleo de Educação Permanente da Diep, Gisele Bacelar.

Durante o treinamento, foi realizado um estudo de caso hipotético, onde o paciente tinha um foco de infecção que era respiratório, apresentando sinais de hipoperfusão, hipotensão, taquicardia, sudorese, febre, entre outros. “São sinais de que a gente tem que, de fato, intervir e abrir precocemente o protocolo de sepse, que é um foco de infecção, onde essa infecção vai desregular o organismo e vai fazer com que o paciente fique mais letárgico, mais apático. Se não for iniciado o tratamento precocemente, essa infecção pode comprometer significativamente até o sistema nervoso central”, informa a enfermeira que ministrou o treinamento.

Para Francisca Coelho, técnica de enfermagem da Unidade de Cuidados Prolongados Pediátricos (UCPPed), os treinamentos ofertados pelo IgesDF para os profissionais são de grande valia, pois é importante toda a equipe de assistência estar preparada e ter conhecimento de todas as técnicas para casos de emergência que possam acontecer em um momento inesperado. “Eu achei um curso interessante, ótimo. Atualmente estou fora dos atendimentos beira leito, mas gosto de me atualizar, pegar informações novas, aprender novos protocolos porque conhecimento nunca é demais. É muito válido ter momentos assim para nós que somos colaboradores”, avalia.

Evolução e impacto da Diep

Desde sua criação, há cinco anos, a Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa (Diep) vem inovando na abordagem educacional. As capacitações evoluíram para incluir metodologias práticas, simulações realistas e temas que vão além do conhecimento técnico, como o desenvolvimento de competências corporativas.

“O que mudou na estrutura da Diep desde sua criação foi a implementação de um planejamento estratégico alinhado às necessidades reais das equipes. A integração entre áreas e a busca por excelência tornaram esses números expressivos possíveis”, pontua a psicóloga e diretora da Diep, Emanuela Ferraz.

*Com informações da Agência Brasília.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.