PDOT: todos unidos pelo futuro do DF

pdot

A sociedade civil, o setor produtivo e o poder público estão alinhados no desejo pela expansão planejada do Distrito Federal. Essa convergência ficou nítida no primeiro debate promovido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF) em torno da revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) nessa semana. Com a presença de parlamentares distritais, integrantes do Governo do Distrito Federal (GDF), empresários de diversos segmentos da economia e representantes de moradores de Brasília, o encontro deixou claro que todos somos contra a ocupação ilegal e desejamos um DF desenvolvido e inclusivo para todos.

O evento reforçou a importância do envolvimento efetivo de todos na discussão dessa lei tão importante. O PDOT regula a ocupação do DF, tem conexão e influência sobre diversas outras leis que moldam nossas cidades, organizando a atividade produtiva e a vida de todos nós. Essa lei tem de ser revisada a cada 10 anos e não podemos mais adiar sua modernização.

No momento em que a ocupação ilegal segue como alternativa para muitas famílias, discutir a moradia para o cidadão de baixa renda com um novo olhar será essencial para criarmos um plano diretor inclusivo, sustentável e que estimule o desenvolvimento econômico, respeitando a vocação de cada região de Brasília e seu entorno. Temos defendido um adensamento consciente, ancorado em um urbanismo que inclui a todos.

É preciso lembrar que desde a década de 90 Brasília deixou de planejar seus bairros e cidades, mas as pessoas continuaram vindo e, sem oferta de moradia regular, passaram a ocupar de forma ilegal. É momento de, olhando essa experiência em perspectiva, criarmos leis que tornem possível a oferta de mais moradia em todas as faixas de renda, com segurança, qualidade e dentro da lei.

A pergunta que esperamos ajudar a responder é como o PDOT pode ajudar a contemplar as pessoas que querem viver em Brasília e garantir que o empresário interessado possa empreender? Nós seguiremos deixando o crescimento de Brasília nas mãos de grileiros ou faremos um planejamento bem-feito? Esse é o desafio diante de todos nós.

Roberto Botelho, presidente da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (ADEMI DF)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.