PCDF desarticula quadrilha que furtava carros de locadoras e revendia no Paraguai

veiculos carros concessionárias

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (20), a Operação Contrato Sombrio para desmantelar uma organização criminosa especializada no furto de veículos de locadoras.

As investigações, conduzidas pela 5ª Delegacia de Polícia (Área Central), apontam que o grupo aliciava terceiros para alugar veículos em locadoras. Por meio de fraudes documentais e eletrônicas, os carros eram subtraídos sem devolução. Além disso, os criminosos orientavam os laranjas a registrar boletins de ocorrência falsos, alegando que os veículos haviam sido roubados, dificultando as investigações.

Os carros furtados eram levados até a fronteira com o Paraguai, onde eram vendidos ilegalmente. Até o momento, a PCDF identificou pelo menos 10 veículos furtados pela quadrilha, com um prejuízo estimado em mais de R$ 1 milhão. No entanto, acredita-se que o número real seja maior devido à complexidade do esquema.

A operação mobilizou cerca de 100 policiais civis, que cumpriram 18 mandados de busca e apreensão e quatro de prisão contra suspeitos com idades entre 19 e 26 anos. A maioria das ordens judiciais foi executada no Gama, onde estão os principais líderes do grupo.

Durante as diligências, foram apreendidos dispositivos eletrônicos, contratos falsificados, chaves de veículos, rastreadores automotivos, maquinetas de cartão e documentos que vinculam os investigados diretamente ao esquema criminoso.

Os envolvidos na subtração e revenda dos veículos responderão por crimes como furto qualificado, receptação, estelionato e associação criminosa. A PCDF revelou que os investigados já possuem antecedentes por práticas ilícitas semelhantes, incluindo fraudes financeiras.

A operação contou com o apoio de unidades especializadas, como a Divisão de Operações Especiais (DOE), a Divisão de Operações Logísticas e Planejamento (Dalop) e a Divisão de Operações com Cães.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.