Reunião discute reorganização e fiscalização de feiras e mercados em Santarém


Medida busca tornar os locais mais organizados, proporcionando melhores condições para feirantes e consumidores. Reunião na Semap tratou sobre reorganização das feiras e mercados de Santarém
Luan Rodrigues / Ascom Semap
Estratégias para o ordenamento e a fiscalização das feiras da Cohab, Aeroporto Velho e Mercadão 2000, foram discutidas durante reunião na quarta-feira (19), entre a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos (Semurb) e Associação dos Produtores Rurais (Aprusan). A iniciativa busca tornar os locais mais organizados, proporcionando melhores condições para os feirantes e consumidores, além de combater a ocupação irregular do espaço público.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Segundo o secretário de Agricultura, Bruno Costa, algumas irregularidades ainda estão presentes nos locais, como o uso irregular do espaço público, ordenamento do trânsito, poluição sonora, manipulação de alimentos, entre outros.
“É um momento de discussões para alinharmos a organização das feiras livres do município. Esse tipo de atividade se tornará rotineira, para que tenhamos um fluxo melhor nesses espaços. O nosso objetivo principal é dialogar. Queremos melhorar acessibilidades aos locais, combater a irregularidade e cumprir o que está na legalidade”, explicou.
Neste primeiro momento, a ação pretende sensibilizar e conscientizar a população. Com a medida, o poder público e a Aprusan pretendem proporcionar locais mais acessíveis que ofereçam segurança e mobilidade aos usuários.
Feira do Mercadão 2000 em Santarém
Vigilância Sanitária / Arquivo
O presidente da Associação dos Produtores Rurais de Santarém (Aprusan), José Sebastião, vê a ação de forma positiva. “Para nós a reunião foi muito útil, onde serviu para discutirmos estratégias que possam extinguir as irregularidades que infelizmente ainda existem nos locais. O reordenamento dos espaços tem que ser feito o mais rápido possível, só assim vai melhorar o funcionamento”, finalizou.
O planejamento inclui cronograma de visitas em dias de funcionamento, ações de fiscalização e orientação educativa.
Neste fim de semana, as feiras já receberão os fiscais municipais das secretarias: Agricultura e Pesca (Semap); Trânsito (SMT); Urbanismo e Serviços Públicos (Semurb); Meio Ambiente (Semma) e Vigilância Sanitária (VS).
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.