CIEE faz maratona de vagas de estágio e prepara ações para atrair jovens ao mercado de trabalho

CRISTIANE GERCINA
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

O CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) prepara uma maratona de ações para atrair os jovens ao mercado de trabalho em vagas de estágio e de menor aprendiz. A informalidade entre esse público tem preocupado especialistas.

Nesta quinta (20), uma feira com 22 mil vagas ocorre em 80 locais do país, até as 15h. Na capital paulista, o evento é realizado na sede do órgão, na rua Tabapuã, 445, Itaim Bibi, zona oeste de SP. Os interessados que não conseguirem ir até o local podem se inscrever no site do CIEE.

Segundo Rodrigo Dib, superintendente da instituição, a vantagem de ir presencialmente é que os estudantes já serão triados e auxiliados em como preencher o cadastro, focando na vaga que busca.

Há ainda empresas no local que poderão fazer a contratação já nesta quinta. Entre as principais exigências estão, além de estar estudando, ser proativo, ter vontade de aprender um ofício e estar disposto a ser encaixado em vagas em qualquer da cidade onde se inscrever.

Ao chegar, no saguão do prédio, serão disponibilizados 50 pontos de atendimento, que podem chegar a 60 de acordo com o volume de pessoas.

Após a triagem inicial e compatibilidade com uma das vagas disponíveis, os interessados serão direcionados ao edifício de integração, ao lado da sede principal onde poderão realizar provas dos processos seletivos públicos em vigor. Há 9.200 vagas imediatas.

Dib afirma que, hoje, a maioria dos brasileiros que faz estágio já está na faculdade e a maior demanda é em áreas como recursos humanos, administração de empresas, direito e contabilidade. Mas jovens com menos idade, sem experiência e que estão no ensino médio normal podem conseguir chance como menor aprendiz.

Para ele, o segredo para conseguir uma vaga é estar disposto a aprender, ter a humildade de saber que o posto de trabalho vai proporcionar muitos aprendizados. Além disso, ele diz que estágio é um validador importante para ter certeza de que escolheu a área certa.

“É um validador importante. Então, o estágio te ajuda, porque é vida real.”

Outra dica é saber como se comportar na entrevista. “Eu preciso falar de mim da forma como empregador quer ouvir. O currículo hoje em dia precisa ser focado e direcionado para a oportunidade que você quer.”

O desemprego de jovens no mundo está em 35% e isso preocupa. Segundo Dib, a maioria está na informalidade. “Esse dado é muito importante, o Brasil tem sido muito impactado pela informalidade.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.