Goiás e DF vão subsidiar tarifa do transporte coletivo no Entorno

O Governo de Goiás e o Distrito Federal fecharam um acordo para subsidiar a tarifa do transporte coletivo no Entorno do DF, garantindo passagens mais baratas para milhares de trabalhadores que dependem do serviço.

O modelo de gestão compartilhada foi proposto pelo governador Ronaldo Caiado ainda em 2023 e discutido em reunião nesta quinta-feira, 20, no Palácio do Buriti, com o governador em exercício de Goiás, Daniel Vilela, o governador do DF, Ibaneis Rocha, e prefeitos da região.

Com a criação do consórcio interfederativo, o objetivo é equilibrar os custos da operação e evitar reajustes abusivos. O modelo segue o exemplo da Região Metropolitana de Goiânia, onde investimentos em infraestrutura e a renovação da frota permitiram manter a tarifa congelada em R$ 4,30 nos últimos seis anos.

Desde 2023, o Governo de Goiás busca um acordo com o GDF e a União para dividir o custeio do transporte no Entorno. Em 2022, diante de um aumento de 26% na tarifa, o Estado recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para impedir o reajuste.

No ano seguinte, Caiado se reuniu com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, para barrar mais um aumento. Agora, a iniciativa entra na etapa de modelagem do consórcio, definindo a divisão dos investimentos.

A União ficará responsável pela infraestrutura, enquanto Goiás e o Distrito Federal dividirão o subsídio da operação. Segundo a secretária do Estado de Goiás no Entorno do DF, Caroline Fleury, uma reunião técnica será realizada para detalhar a implementação do projeto.

O governador Ibaneis Rocha reforçou a necessidade de uma solução definitiva para o transporte na região. “É fundamental resolver essa questão das tarifas. Muitos trabalhadores dependem desse serviço, e o custo elevado impacta tanto o Distrito Federal quanto os órgãos públicos federais”, destacou.

Já o prefeito de Valparaíso, Marcus Vinicius, comemorou o avanço: “Os moradores do Entorno enfrentam um transporte caro e precário. Essa parceria é um passo importante para mudar essa realidade”.

“Nosso compromisso é operacionalizar o consórcio o mais rápido possível para reduzir a tarifa e melhorar o serviço”, afirmou Daniel Vilela.

Leia também:

  • PEC garante execução de emendas não efetivadas em 2024 para o exercício de 2025
  • Quando o poder teme a verdade, a sociedade paga o preço

O post Goiás e DF vão subsidiar tarifa do transporte coletivo no Entorno apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.