Aliado de Lula diz que julgamento de Bolsonaro ajudará presidente

O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deverá beneficiar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições presidenciais de 2026. A avaliação é do advogado criminalista Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, que cedeu entrevista ao UOL News. Kakay é um grande aliado de Lula e, recentemente, publicou uma carta aberta alertando o governo petista.

No texto de Kakay, ele afirma que “é outro Lula que está governando” e que o presidente está “isolado e capturado”. Embora tenha dito que Lula “está se esforçando muito para perder a reeleição” em 2026, o advogado mudou o tom e demonstrou otimismo para as próximas eleições: “Vamos vencer”.

“Sou advogado e tenho uma visão evidentemente política porque advogo especialmente também pra muito político. [O julgamento do Bolsonaro] terá enorme efeito [para Lula]. O país vai parar. Se hoje ninguém dá muita importância à denúncia, durante o interrogatório e o julgamento no plenário, com os advogados na tribuna, com os ministros participando e sendo televisionado, será, no meu ponto de vista, arrasador”, afirmou ao UOL.

Segundo o advogado, o país deve parar com o julgamento de Bolsonaro. “O país vai parar com esse julgamento, assim como parou com o mensalão. É o julgamento de um ex-presidente da República, que tem muita força na ultradireita. A direita já começa a se posicionar para ocupar os espaços do Bolsonaro. Tenho muitos amigos e clientes, inclusive que trabalharam no governo Bolsonaro, e vejo que eles estão mudando e discutem entre eles qual é a solução agora. Então, do meu ponto de vista, isso terá um efeito enorme”, continua.

“Após o trânsito em julgado, é cadeia. Um ex-presidente, três generais, um almirante e um ex-ministro da Justiça na Papuda? Isso tem um efeito muito grande”, completou

Sobre a carta aberta Kakay afirmou que fez um alerta que surtiu efeito. “Fiz um grito de alerta que surtiu efeito pelo movimento que houve. Claro, não imaginei que houvesse essa repercussão. Sofri zero pressão. Como sequer leio essas críticas, não sei em que nível elas foram. Fiquei impressionado com os apoios”, diz.

“O meu interesse ao escrever aquilo para um grupo fechado era discutir a necessidade de estarmos juntos para ganhar em 2026. Fiz um grito de alerta que era para ser pequeno e que ecoou no Brasil. Espero que sirva como uma reflexão”, completa.

Leia também

Lula está ‘isolado e capturado’, diz aliado do presidente em carta aberta

O post Aliado de Lula diz que julgamento de Bolsonaro ajudará presidente apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.