Nova diretoria projeta as ações na Casa das Artes

A Casa das Artes Regina Simonis definiu a diretoria para o período 2025/2026. Carolina Knies seguirá na presidência, com alguns dos atuais integrantes. Ela ressalta ações desenvolvidas durante a gestão 2023/2024 e que foram divididas em várias frentes. Um dos destaques foi a realização de mostras, exposições e diferentes manifestações culturais.

O prédio da Casa das Artes, na esquina das ruas Marechal Floriano e Júlio de Castilhos, pertence ao governo do Estado e é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae). Está cedido à Associação Pró-Cultura, por meio de lei, desde 1994.

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Como mantenedora da Casa das Artes Regina Simonis, prestes a completar 30 anos com essa função no coração da cidade, a entidade é a única responsável pelas despesas da edificação, desde custos básicos mensais (água e energia) até o cuidado, zeladoria do prédio e manutenção preventiva e de melhorias. A diretoria e o conselho da associação são compostos por voluntários.

Assim, o público poderá auxiliar com doações e também se associando. A mensalidade é R$ 15,00 e a anuidade, R$ 150,00, se paga até março. Interessados podem contatar a secretaria da Casa via WhatsApp (51 98923 7808) ou presencialmente, para preencher a ficha de inscrição.

Entre as iniciativas organizadas pela associação estão o concurso de fotografias Casa das Artes em Foco; a ação beneficente Artistas em Ação, como forma de ajudar profissionais que tiveram perdas com as enchentes de maio de 2024; os eventos Coleção 35 e Coleção 35+1, para comemorar os aniversários da entidade; e a exposição Regina Simonis – vida e obra, com recursos da lei complementar 195/2022, que teve a visita da secretária estadual da Cultura, Beatriz Araújo. Ela também conferiu toda a estrutura dos dois pisos da entidade.

Entidade tem calendário consolidado

O calendário de exposições no salão principal já está consolidado para o ano, seguindo o trabalho de democratização da Casa, com mostras variadas e que atingem os públicos de todas as faixas etárias e classes sociais, sempre gratuitamente.

A diretoria trabalhará na concretização de ações para ampliar a rede de membros, possibilitando aos artistas um local para apoio e divulgação dos seus trabalhos. “A arte só acontece quando o público está presente. Nossa missão é trazer cada vez mais pessoas para a Casa, que é de todos nós”, destaca a presidente Carolina.

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Pela programação, será inaugurada na próxima quinta-feira a mostra individual Supernova, a primeira de Henrique Gonçalves, integrante da diretoria da Associação Pró-Cultura. Também será feita, em parceria com a Pinacoteca Barão de Santo Ângelo (PBSA), do Instituto de Artes da Ufrgs, a catalogação completa das obras de Regina Simonis depositadas na Casa das Artes.

Como desdobramento do projeto Regina Simonis – vida e obra, uma nova ação ocorrerá na Casa das Artes entre os próximos dias 25 e 28. O sucesso da iniciativa desenvolvida em 2024 e a consciência de que é fundamental dar sequência ao processo motivaram um novo trabalho em parceria com a Pinacoteca Barão de Santo Ângelo.

Com a orientação da doutora Paula Ramos, coordenadora da PBSA, bolsistas dos cursos de Arte Visual e História da Arte estarão na Casa. Diariamente eles realizam na pinacoteca atividades de catalogação, organização, registro documental, difusão e manutenção do acervo.

Integrantes

  • Presidente: Carolina Knies
  • Vice-presidentes: Lisiane Syperreck e Nelza Lau
  • Secretários: Riele Kraether e Henrique Gonçalves
  • Tesoureiros: Regia Eichenberg e José Gaspar Hermes
  • Carolina Knies: arquiteta e urbanista, mestre em Projeto de Arquitetura pela UniRitter/Mackenzie e especialista em Práticas Curatoriais pela Ufrgs. Desde 2020 realiza trabalho voluntário pela Associação Pró-Cultura de Santa Cruz do Sul. Profissionalmente, atua com projetos, curadoria de exposições e projetos de expografia.
  • Lisiane Benedetti Syperreck: arte-educadora, pegadoga, pós-graduada em Gestão do Trabalho Pedagógico, artista plástica e instrutora de oficina de arte.
  • Nelza Lau: profissional de marketing, pós-graduada em Gestão de Projetos, com mais de 25 anos de experiência em gestão de relações institucionais para empresas nacionais e multinacionais. Em sua vivência profissional, reúne experiência em gestão de projetos sociais, culturais e ambientais para organizações da sociedade civil.
  • Rieli Krather e Henrique Gonçalves: artistas plásticos.

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