‘É um exemplo de força’, diz mãe de criança picada cinco vezes na cabeça por escorpião, no DF


Thomas Caitano foi picado enquanto dormia, em janeiro de 2023. Foram cem dias internado, quatro paradas cardíacas e 27 cirurgias; aos 4 anos, com paralisia cerebral, menino voltou para escola. Com paralisia cerebral após ser picado por escorpião, Thomas responde a estímulos
Com apenas 4 anos, o pequeno Thomas Caitano Ribeiro carrega uma história de superação. Em janeiro de 2023, ele foi picado cinco vezes na cabeça por um escorpião enquanto dormia em casa, na região de Arniqueira, no Distrito Federal (saiba mais abaixo).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
Foram cem dias internado, quatro paradas cardíacas, 27 cirurgias e a paralisia cerebral como sequela. Mesmo assim, a família celebra diariamente a evolução de Thomas, que voltou para a escola neste mês de fevereiro (veja foto abaixo).
“Ele é um exemplo de milagre, um exemplo de força para para enfrentar tantas dificuldades”, diz Adriana Caitano, mãe de Thomas.
O tratamento continua. A criança tem o acompanhamento diário de uma enfermeira, em serviço de home care.
A família precisou fazer algumas adaptações na casa e mudou a rotina. Mas o resultado é positivo e “perceptível”, segundo a mãe: “Ele mexe os olhos e a boca, e a até sorri”, diz ela (veja vídeo acima).
“Chegou uma médica a me falar que ele só teria reações primitivas. Só que ela não contava que Deus é que decide. A gente brinca com ele, tem hora que a gente acorda falando gracinha com ele, ele dá um sorrisão. Quando falei dele voltar para a escola, ele ficou todo feliz”, conta Adriana.
Thomas Caitano teve paralisia cerebral após ser picado cinco vezes por escorpião e voltou a estudar
Arquivo pessoal
Picado enquanto dormia
Em janeiro de 2023, Adriana acordou com o filho de 2 anos chorando. Um escorpião apareceu na cama e picou a cabeça da criança.
Segundo a mãe, ao mexer a cabeça para tentar cessar as picadas, Thomas acabou atingido outras quatro vezes. Ao perceber, os pais foram desesperados para o hospital.
Mas, o veneno causou um edema pulmonar, afetou a circulação sanguínea e causou uma falta de oxigenação no cérebro.
“No primeiro mês ele ficou em coma, teve todos os órgãos afetados. Depois, um a um foi se recuperando, menos o cérebro. Ele teve várias complicações, ele venceu coisas que um adulto não daria conta, mas ficou com a sequela da paralisia cerebral”, conta Adriana.
Thomas Caitano tem paralisia cerebral após ser picado cinco vezes por escorpião no DF
Arquivo pessoal
Desde o acidente, a jornalista divulga nas redes sociais a evolução de Thomas e ganhou uma rede de apoio virtual.
“Essa corrente de ajuda dele é uma coisa que me emociona muito (…) Tanta gente rezando por ele, mandando mensagens. A gente fez uma campanha de doação de sangue que ele precisou, e foi recorde no laboratório onde ele precisou, então assim, foi lindo (…) Agora, quando ele foi para escola, muita gente se interessou, porque eu coloquei nas redes e as pessoas acharam interessante, ‘nossa ele vai para escola’ (…) é tão emocionante isso”, diz a mãe.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: criança do DF que se afogou em piscina de hotel, em Alagoas, volta a andar; ‘Eu vivo milagre todos os dias’
PRESENTE DE ANIVERSÁRIO: Família de cadeirante impedido de viajar de avião entra com liminar para que jovem viaje para o Recife
Leia outras notícias da região no g1 DF.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.