Inscrições abertas para a 7ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional em Santarém


Objetivo é incentivar o debate e a prática de ações de educação alimentar e nutricional nas instituições de ensino. Projeto de educação alimentar é projeto é voltado para escolas públicas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio
Ronaldo Ferreira / Ag. Santarém
Estão abertas as inscrições para a 7ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) em Santarém, oeste do Pará. A iniciativa faz parte de um projeto vinculado ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do governo federal. O projeto é voltado para escolas públicas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio de todo o país. A jornada é regida por Edital disponível neste link.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Em Santarém, podem participar os gestores e coordenadores de Unidades e Centros Municipais de Educação (Umeis e Cemeis) da rede municipal de ensino. A iniciativa, que ocorre desde 2017 no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e é executada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), tem como objetivo incentivar o debate e a prática de ações de educação alimentar e nutricional nas instituições de ensino.
As inscrições, gratuitas, devem ser realizadas até 19 de março por diretores de escolas e nutricionistas cadastrados no Sistema de Monitoramento do PNAE (SigPNAE), exclusivamente, por meio do ambiente virtual de aprendizagem do FNDE.
Neste ano, as atividades da jornada, programadas para ocorrer de março a setembro, serão organizadas em quatro eixos temáticos: estudantes, merendeiras, agricultores familiares e professores, diretores e/ou coordenadores todos como protagonistas da ação de EAN. Os participantes que completarem 80 horas de atividades receberão o selo completo de conclusão e o Certificado de Menção Honrosa.
A articuladora e formadora de EAN pelo NAE-SEMED, Iara Ferreira, explica o que os profissionais da rede municipal precisam para fazer a inscrição.
“Os gestores e coordenadores de Umeis e Cemeis precisarão vir ao Núcleo de Alimentação Escolar – NAE com a nutricionista Nayara Matos para fazer a sua inscrição na plataforma do FNDE/AVA. Conforme rege o edital, a inscrição só é aceita por parte do diretor da escola, do coordenador da creche, juntamente com a nutricionista que fará o monitoramento das ações de EAN inscritas. Por isso é necessário fazer essa ênfase”, disse.
Ainda de acordo com Iara Ferreira, o gestor da escola inscrita com acesso na Plataforma AVA faz os cursos das quatro temáticas, que subsidiarão a ação que a escola desenvolverá nesse 2025, protagonizando um desses atores que estão descritos no edital.
“Então, eles precisam cumprir todo o regramento do edital, prazos e modelo do relatório. Por isso é importante a leitura do documento para o entendimento nessa informação para os atores, reforçando que, para a inscrição da unidade é necessário que o diretor da escola ou o coordenador de Umei e Cemei faça a inscrição com a nutricionista, é ela que vai estar acompanhando e monitorando todo o trabalho das escolas inscritas”, informou.
Livro e premiação
Os 20 melhores relatos – cinco por cada atividade – serão selecionados para compor um livro, que será publicado em formato digital e impresso em 2026. A grande novidade desta edição é o prêmio de R$ 10 mil para cada uma das 20 escolas cujos relatos forem escolhidos para o livro.
Os recursos provêm do projeto Alimentação Escolar Nota 10: Formação e Valorização de Merendeiras e Nutricionistas, fruto de uma parceria entre FNDE, Itaipu Binacional, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais e Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão, Pesquisa, Ensino Profissionalizante e Tecnológico (Fadema).
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.