Conheça outros 5 animais raros do fundo do oceano, além do peixe diabo-negro

Recentemente, o peixe diabo-negro (Melanocetus johnsonii) surpreendeu o mundo ao emergir das profundezas do oceano. Normalmente encontrado a profundidades que variam de 200 a 2.000 metros, esse animal raro apareceu na superfície em Tenerife, nas Ilhas Canárias, e foi fotografado por pesquisadores que estudam tubarões.

Essa não é a primeira vez que uma criatura das profundezas chama a atenção. O peixe-do-juízo-final, por exemplo, também emergiu recentemente.

Embora envolto em lendas que o associam a desastres, sua raridade não é apenas uma superstição. Existem várias outras criaturas fascinantes do fundo do mar que surpreendem quando aparecem na superfície. Confira abaixo cinco delas:

  • Lula Vampiro (Vampyroteuthis infernalis)
    Embora seu nome sugira uma relação com polvos, a lula vampiro é, na verdade, um cefalópode único. Habitando águas tropicais a mais de 200 metros de profundidade, esse animal se destaca por seus enormes olhos azuis, que são proporcionalmente os maiores do reino animal. Alimenta-se de detritos orgânicos flutuantes, conhecidos como neve marinha, e sua aparência noturna é inconfundível, com um corpo escuro e um manto aveludado que conecta seus tentáculos.
(Foto: MBARI)/Reprodução)
  • Tubarão-Duende (Mitsukurina owstoni)
    O tubarão-duende, com sua boca protuberante e focinho em forma de pá, é um dos animais mais estranhos do oceano. Ele vive a mais de 100 metros de profundidade e, desde 2014, não é visto na superfície. Sua habilidade de retrair e estender a boca o ajuda a capturar presas em seu habitat profundo, onde o corpo flácido e a cauda longa se assemelham a uma folha de bananeira.
(Foto: Dianne Bray / Museum Victoria)
  • Água-Viva Gigante (Stygiomedusa gigantea)
    Em 2022, uma água-viva de 10 metros foi avistada na Califórnia, surpreendendo os pesquisadores com seu tamanho e coloração acinzentada. Normalmente encontrada a profundidades superiores a seis mil metros, essa espécie raríssima foi vista a apenas um quilômetro de profundidade, um local inusualmente raso para suas características.
(Foto: MBARI)/Reprodução)
  • Tubarão-Cobra (Chlamydoselachus anguineus)
    O tubarão-cobra é considerado um fóssil vivo, pois sua morfologia remete a organismos extintos há milhares de anos. Com uma aparência semelhante a uma enguia, esse tubarão habita águas de 500 a 1.000 metros de profundidade e pode chegar a medir até dois metros. A última aparição na superfície foi em 2007.
(Foto: Wikimedia Commons/Reprodução)
  • Arraia-Dorminhoca-Ornamentada (Electrolux addisoni)
    Com documentação escassa, a arraia-dorminhoca-ornamentada possui padrões de cor únicos que a distinguem de outras espécies. Avistada pela primeira vez em 1984, sua captura se mostrou desafiadora até que foi formalmente descrita em 2007, quando finalmente foi registrada por fotógrafos.

Leia também:

  • “Ele está muito bem”, afirma assessoria de Whindersson Nunes após ele se internar em clínica psiquiátrica
  • Incêndio atinge cidade cenográfica nos estúdios Globo, no Rio de Janeiro

O post Conheça outros 5 animais raros do fundo do oceano, além do peixe diabo-negro apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.