Urnas fecham na Alemanha e boca de urna indica provável governo de coalizão

Durante o domingo, 23, os alemães foram às urnas para escolher o novo governo da maior economia da União Europeia. As urnas foram fechadas as 14h no horário de Brasília. Segundo pesquisas de boca de urna, o partido conservador União Democrática Cristã (CDU), liderado por Friedrich Merz, estaria em primeiro lugar com 29% dos votos.

Na sequência, o Alternative für Deutschland (AfD), sigla da extrema direita, apareceu em segundo, com 19%, alcançando o maior percentual de sua história nas eleições, o que marca um recorde desde a Segunda Guerra Mundial. Já o Partido Social-Democrata (SPD), atualmente no governo com Olaf Scholz, obteve 16%, enquanto o Partido Verde conquistou 13,5%, ocupando a quarta posição. 

No entanto, o sistema parlamentarista da Alemanha exige que o partido vencedor consiga formar uma coalizão no Bundestag, o que, no caso do CDU, não será possível com o percentual obtido. Merz já descartou a possibilidade de qualquer aliança com o AfD, mas há especulações sobre a sua posição por conta de críticas recente a imigração.

Mertz terá então que buscar apoio de partidos de esquerda para o seu governo de coalizão.

Cerca de 61 milhões de eleitores foram convocados a votar, e a apuração dos votos deverá ser concluída até o fim da noite do horário local. 

O post Urnas fecham na Alemanha e boca de urna indica provável governo de coalizão apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.