Diretor de ‘O Brutalista’ diz que não recebeu pelo filme: ‘Você não é pago para divulgar’

brady corbet

O cineasta Brady Corbet, vencedor do Bafta e indicado ao Oscar 2025 por O Brutalista, declarou que ele e a esposa e parceira criativa Mona Fasvold não ganharam dinheiro com seus últimos dois filmes. Segundo ele, mesmo em campanha com o épico estrelado por Adrien Brody, a compensação monetária é nula.

Em entrevista ao podcast WTF With Marc Maron, Corbet afirmou que o único pagamento que recebeu recentemente veio de três comerciais que gravou em Portugal.

“É a primeira vez em anos que ganho dinheiro. Minha parceira e eu ganhamos zero dólares com os últimos dois filmes que fizemos. Sim, literalmente zero. Precisamos viver com um pagamento de três anos atrás e, obviamente, o momento da campanha de premiação, precisando viajar a cada dois ou três dias, está longe do ideal.”

Aos 36 anos, Corbet é mais conhecido no circuito independente, e é o nome por trás de filmes divisivos como Vox Lux e A Infância de um Líder. Embora seu filme mais recente tenha acumulado 10 indicações ao Oscar, e um prêmio de Melhor Direção no Festival de Veneza, o cineasta relata que o trabalho de promovê-lo acabou causando dificuldades financeiras.

“Conversei com muitos realizadores que estão com filmes indicados este ano que não podem sequer pagar o aluguel. Você não é pago para divulgar um filme”, desabafou. Corbet alerta também que o processo de passar seis meses fazendo a promoção do lançamento em territórios internacionais pode ser desgastante, visto que impede que ele aceite outras propostas de trabalho.

“São sete dias por semana. Você está falando com a imprensa japonesa, suíça, tudo ao mesmo tempo. Não tenho um dia de folga desde o recesso do Natal, e mesmo lá foram apenas quatro dias.”

O Brutalista acompanha a história do arquiteto judeu László Tóth, um homem nascido na Hungria que migra para os Estados Unidos em 1947. Apesar da origem nobre, ele é inicialmente forçado a lidar com a pobreza na América, mas logo ganha um contrato que promete mudar sua projeção artística nos próximos 30 anos. Ao todo, o filme tem 3h30 de duração, com intervalo de 15 minutos em todas as sessões, e chegou aos cinemas de todo o Brasil na última quinta-feira, 20.

Estadão Conteúdo

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