F1: máquinas na pista!

fornula 1

Enfim chegou a hora! A partir desta quarta-feira (26), veremos os carros da temporada 2025 da  Fórmula 1 acelerando oficialmente pela primeira vez no ano, com o início dos testes de pré-temporada no Circuito Internacional do Sakhir, no Bahrein.

Considerado um dos mais bonitos do calendário, o autódromo localizado no coração do deserto do Oriente Médio este ano será palco apenas das sessões de treinos, que seguem até sexta-feira (28),  já que a corrida inaugural será em Melbourne, na Austrália, no dia 16 de março.

Este evento de três dias é importante para que equipes e pilotos tenham a primeira oportunidade real de testar seus novos carros antes da abertura em Albert Park.

Antes disso, contudo, nesta terça-feira os times terão o chamado “dia de filmagem”, que lhes permite fazer 200 km de percurso (o que equivale a cerca de 2/3 da distância de um GP), numa prévia para sentir as máquinas na pista.

Mas será durante os três dias de treinos oficiais que os engenheiros poderão monitorar a aerodinâmica, a degradação dos pneus e o desempenho do motor, traçando um diagnóstico da confiabilidade e competitividade dos monopostos.

São informações cruciais, já que os testes com a competição em andamento não são mais possíveis.

As sessões privadas realizadas com carros de temporadas anteriores por algumas equipes em janeiro e início de fevereiro permitiram apenas que os pilotos pudessem entrar no ritmo novamente e, nos casos específicos, se entrosar com seus novos times.

Agora é a oportunidade também de os pilotos se adaptarem aos modelos de 2025, ao mesmo tempo em que ajustam seu estilo de direção para ganhar mais confiança antes da primeira corrida.

As dez equipes e 20 pilotos do grid titular devem estar presentes. Tradicionalmente pilotos reservas e jovens talentos não integram as sessões, exceto em casos de força maior. Em 2023, por exemplo, a Aston Martin colocou Felipe Drugovich no carro devido ao acidente sofrido por Lance Stroll antes do início dos testes.

Bahrein é o melhor local?

O Bahrein se tornou o local de referência para testes de pré-temporada devido às condições climáticas constantes.

Ao contrário de anos anteriores, quando testes foram realizados na Espanha (Barcelona ou Jerez), o Bahrein oferece um ambiente quente e seco, reduzindo o risco da chuva interromper o cronograma.

A pista em si também é ideal para testes: ela tem uma mistura de retas de alta velocidade e curvas fechadas, permitindo que as equipes avaliem o desempenho de frenagem, o desgaste dos pneus e a eficiência aerodinâmica.

Para os fãs que estarão assistindo, é importante lembrar que os tempos de volta nessa atividade não são levados em grande consideração, já que algumas equipes preferem manter seu ritmo real escondido.

Um carro que marca o tempo mais rápido também pode estar usando uma carga de combustível mais leve ou um composto de pneu mais macio, fazendo com que pareça mais rápido do que realmente é em condições de corrida.

Por outro lado, uma equipe que parece lenta pode estar simplesmente focada em simulações de corrida mais longas ou coleta de dados em vez de velocidade total.

Onde assistir

Com o fuso horário de seis horas para o Brasil, as atividades começam, no horário de Brasília, às 4h, seguindo até às 8h e retornando das 9h às 13h.

A F1 TV Pro e as emissoras oficiais da Fórmula 1 vão oferecer cobertura ao vivo da ação.

No Brasil, a BandSports fará transmissões das 6h às 12h nesta quarta-feira (26) e na quinta-feira (27); e das 6h às 7h45 na sexta-feira (28). Já a Bandplay fica encarregada da cobertura completa dos três dias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.