“Bom para mostrar que temos condições de recuperar a autoestima do brasileiro”, diz Caiado sobre missão à Índia

De volta após missão para estreitar as relações com o governo e empresas da Índia, o governador Ronaldo Caiado (UB) comentou que a experiência foi positiva e que serviu para mostrar que o brasileiro precisa recuperar as perspectivas e a autoestima. “Você vê um povo vestido de um sentimento de vontade de recuperar e se transformar o país na maior economia do mundo”, comentou. Ele comparou com a situação que ele vê no Brasil: “Aqui tem um sentimento de desânimo, juros altos, inflação e com as pessoas não acreditando mais no investimento. Não conseguimos superar pequenas dificuldades e lá eles enfrentam dificuldades muito maiores e vivem outro clima”.

Caiado equiparou a criminalidade entre o Brasil e a Índia e destacou que apesar do alto índice de pessoas vivendo em extrema pobreza, os índices de assaltos e violência são baixos. “Tive a oportunidade de andar nos bairros mais humildes, pessoas em extrema pobreza e você não vê hora nenhuma ninguém assaltando ninguém. Você vê carência, as pessoas pedindo ajuda para se alimentar, mas você não vê agressividade, você não vê violência e não vê assalto. Não tem tráfico de drogas instalado e ninguém portando armas”, completou.

“O que eu falo é que foi um aprendizado bom para mostrar que nós temos condições de recuperar a autoestima do brasileiro e cada vez mais transformar esse Brasil numa referência mundial. Já perdemos para os asiáticos, já perdemos para globalização e se brincar vamos perder pela transição energética”, pontuou.

O governador afirmou ainda que o Brasil precisa investir em tecnologia e se capacitar para desenvolver na área de inteligência artificial. “Os secretários de todas as áreas, de agricultura, infraestrutura, foram buscar o que está se desenvolvendo com o maior nível de excelência hoje na inteligência artificial”, comentou.

Viagem

A comitiva goiana, que inclui secretários do Governo de Goiás e prefeitos goianos, chegou à Índia em 10 de fevereiro com o objetivo de estreitar relações bilaterais e atrair investimentos para o estado. A agenda oficial incluiu reuniões com representantes do governo indiano, empresários e líderes de setores estratégicos, como o agronegócio, indústria farmacêutica e infraestrutura.

Já nos primeiros compromissos, Caiado e sua equipe apresentaram o potencial econômico de Goiás para membros da Câmara de Comércio Indo-Brasileira (CCIIB), instituição que atua na facilitação de negócios entre os dois países. Além disso, a comitiva se reuniu com os ministros indianos da Agricultura, Shri Shivraj Singh Chouhan, e da Pecuária, Shri S. P. Singh Baghel, setores em que Goiás tem grande representatividade. Em 2024, o estado exportou mais de US$ 207 milhões para a Índia, principalmente soja, açúcar e fibras, ao mesmo tempo em que importou insumos estratégicos, como chá mate e especiarias.

A missão goiana também buscou fortalecer o intercâmbio tecnológico e industrial. Um dos pontos de destaque da viagem foi a visita à Sun Pharmaceutical, gigante do setor farmacêutico indiano, reconhecida por sua produção de medicamentos genéricos. A Índia possui uma das infraestruturas mais avançadas do mundo nessa área, e o governo de Goiás pretende explorar possíveis parcerias que beneficiem a indústria local. Além disso, reuniões com o Ministério da Indústria e Comércio e com a Confederação da Indústria Indiana (CII) visaram facilitar novas oportunidades de negócios, reduzir barreiras burocráticas e fomentar investimentos.

Leia também:

Acompanhado de comitiva, Caiado inicia missão na Índia

Caiado se reúne com ministro de Comércio e Indústria em primeira reunião da missão goiana na Índia

O post “Bom para mostrar que temos condições de recuperar a autoestima do brasileiro”, diz Caiado sobre missão à Índia apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.