Novo local deve agilizar confecção de carteiras de identidade em Santa Cruz

Desde o último ano, os santa-cruzenses têm enfrentado dificuldades quando o assunto é a confecção da carteira de identidade. O agendamento é feito somente via online e a quantidade de atendimentos diários é insuficiente, criando uma demanda reprimida que não para de crescer. A solução para esse problema pode estar próxima. A 10ª Coordenadoria Regional de Perícias encaminha a locação de um espaço que permitirá a retomada do funcionamento integral.

A expectativa da titular da coordenadoria, Mariana da Silva Carreta, é de que a mudança ocorra nas próximas semanas. Ela explica que atualmente o serviço é feito em um espaço disponibilizado pelo Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) na Rua 28 de Outubro, 143. A estrutura, porém, é limitada e faz com que seja possível realizar metade dos atendimentos.

LEIA MAIS: Saiba como fazer sua carteira de identidade em Santa Cruz

Essa situação deu-se em função da catástrofe ambiental registrada em maio de 2024 no Rio Grande do Sul. Na ocasião, o prédio onde o Posto de Identificação atendia, na Rua Marechal Floriano, foi interditado. Desde lá, o recurso foi ocupar essa área cedida pela Brigada Militar.

Em um primeiro momento, houve a busca por prédios do Estado que pudessem ser utilizados. Mariana conta que não há essa disponibilidade, então partiu-se para a tentativa de locação, mas o lugar deve ter algumas características, como a plena acessibilidade. “Acreditamos que nas próximas semanas será possível a mudança para o novo espaço e a ampliação do atendimento”, projeta.

LEIA MAIS: Rio Pardo agora conta com estação digital para emissão de Carteira de Identidade

Enquanto isso, o cidadão deve ser persistente e acessar o site para agendamento (igp.rs.gov.br). Diariamente, às 8h01 é feita a abertura. Como a procura é grande, as 24 vagas são preenchidas em poucos minutos. “A demanda aumenta muito com o período das férias escolares e isso explica essa dificuldade em agendar”, ressalta Mariana.

Informações falsas sobre novo documento ampliam procura e provocam mais demora

O novo modelo de carteira de identidade dos brasileiros passou a ser confeccionado em 2022. O Rio Grande do Sul foi o primeiro estado a emiti-la. O documento adota o número de inscrição do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como registro geral, único e válido para todo o País. Há validações biográficas e biométricas antes da emissão.

LEIA MAIS: Venâncio Aires começa a oferecer agendamento online para a emissão da Carteira de Identidade

Informações desencontradas e inverídicas, as fake news sobre a carteira de identidade têm motivado o aumento da procura pela confecção e, como consequência, a fila de espera para quem de fato precisa fazer a atualização. O analista jurídico e responsável pelo Posto de Identificação de Santa Cruz do Sul, Anderson de Moraes Rodrigues, cita exemplos de notícias espalhadas de forma irresponsável na comunidade.

Uma delas refere-se ao custo para emissão. Eventualmente, surgem publicações com prazos para o início da cobrança de taxa. Rodrigues enfatiza que a primeira via do novo modelo não tem custo. “Haverá custo de taxa a partir da segunda via do novo modelo. Não há necessidade de correria para isenção”, reforça.

LEIA TAMBÉM: Nova onda de calor pode se estender até a primeira semana de março; veja a previsão

Além disso, com o novo modelo nacional, o documento passa a ter validade escrita. Para pessoas com menos de 12 anos, vale por cinco anos, e para aquelas acima de 12 anos, por dez anos. No caso de quem tem 60 anos ou mais, não existe validade pré-determinada. Ou seja, quem fez nova carteira em 2020 não tem por que correr para providenciar o novo modelo.

“Precisa fazer a nova se tem mais de dez anos ou se alterou o estado civil, por exemplo. Ou seja, se teve alguma mudança em relação à anterior. Os demais podem aguardar”, orienta.

Segundo Rodrigues, pessoas sem acesso à internet para fazer o agendamento ou que, por algum problema de saúde, tenham urgência, podem procurar o posto para fazer o atendimento em encaixes. “Muitos que fazem agendamento não comparecem, o que é um problema, pois tiram a vaga de outra pessoa. Caso tenha agendado e não vai conseguir comparecer, desmarque”, solicita.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Novo local deve agilizar confecção de carteiras de identidade em Santa Cruz appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.