Samae faz melhorias na ETA 2 e adota rodízio no abastecimento durante obra

O Samae de Blumenau informa que a Estação de Tratamento de Água localizada no bairro do Salto, a ETA 2, passará por importante obra entre os dias 28 de fevereiro e 7 de março. Ao longo destes dias, será feita a instalação de um novo sistema em uma parte dos tanques de decantação da ala Norte da ETA 2. Serão instalados conjuntos com equipamentos mais modernos do que opera atualmente nesta parte da estação. O investimento é de R$ 2,5 milhões.

Esta é a primeira etapa da obra. Uma nova intervenção está prevista para ser feita em julho. Com as duas etapas concluídas, a estrutura deve parar menos vezes para limpeza dos filtros e aumentará a produção de água tratada em 20% nesta ala da estação, chegando a um acréscimo de 5% na capacidade total da ETA 2. São cerca de 40 litros por segundo, praticamente o equivalente à produção da ETA 1, que fica no barrio Victor Konder e atende aos bairros da região central de Blumenau.

Ações para minimizar impactos

Responsável por 70% do sistema de abastecimento de água potável de Blumenau, a ETA 2 terá a capacidade de produção reduzida durante a manutenção. Para minimizar os impactos no sistema de abastecimento, o Samae fará três ações.

A primeira delas é atender a comunidade com caminhões-pipa. As unidades de educação, saúde e segurança terão prioridade no esquema de abastecimento com estes veículos durante este período. Para isso, os dirigentes destas unidades foram procurados pela autarquia e têm um canal direto de contato com o Samae, para solicitar o envio dos veículos.

Em outra ação, o Samae vai adotar um rodízio no sistema de abastecimento de água em toda a cidade. Os bairros impactados pelo rodízio serão avisados antecipadamente pelas redes sociais e pelo site do Samae, seguindo um cronograma montado pela equipe técnica que comanda a operação.

E a terceira medida adotada pela autarquia é a instalação de seis reservatórios com capacidade de 20 mil litros em pontos estratégicos. Essas estruturas ficarão à disposição da população, que pode retirar a água de maneira livre e gratuita.

Confira a seguir os pontos onde serão instalados os reservatórios:

– Rua José Reuter, em frente ao 3.694, no bairro Velha Central

– Rua Hermann Kratz, em frente ao 1.516, no bairro Velha Grande

– Rua Hermann Tribess, em frente ao 984, no bairro Tribess

– Rua Gustavo Zimmermann, em frente ao Terminal da Itoupava Central

– Rua Professor Jacob Ineichen, em frente ao 3.768, no bairro Itoupava Central

– Rua Francisco Vahldieck, em frente ao 3.635, no bairro Fortaleza

Fonte: PMB

Adicionar aos favoritos o Link permanente.