Fernando de Noronha: indicado para gestão da ilha será sabatinado por deputados em PE

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), indicou Wallber Santana como novo administrador da ilha de Fernando de Noronha. O nome ainda precisa ser submetido a uma sabatina em comissão da Assembleia Legislativa (Alepe) para ser aprovado pelos deputados estaduais
O deputado Alberto Feitosa, presidente da Comissão de Justiça da Alepe, afirmou ao portal G1 que a casa deseja que moradores de Fernando Noronha participem da sessão que avaliará a indicação de Walber Santana. Ele precisa ser aprovado por maioria absoluta da comissão e, sem seguida, pelos parlamentares no plenário.
Caso aprovado, Walber Santana substituirá no cargo Thallyta Figuerôa, primeira mulher a comandar a administração da ilha. Ela foi exonerada do cargo em janeiro pela governadora Raquel Lyra, decisão anunciada no Diário Oficial em 28/01.
Fernando de Noronha não é oficialmente uma cidade, mas, sim, um distrito estadual de Pernambuco.
A Constituição do estado determina que o governador do estado nomeie um administrador-geral para o local.
A sede da Administração-Geral de Fernando de Noronha fica no Palácio de São Miguel, um imóvel em estilo colonial erguido em 1948.
Fernando de Noronha é um arquipélago formado por 21 ilhas e rochedos de origem vulcânica que fica a 545 km de distância de Recife, capital do estado.
O local foi descoberto em 1502 e tem uma tradição tão relevante que o seu Conjunto Histórico (incluindo fortificações e a Vila dos Remédios) ganhou o título de Patrimônio Cultural do Brasil
Além de Fernando de Noronha, outra localidade brasileira não tem eleições municipais, Brasília. No caso da capital federal, a Constituição não permite que o local seja dividido em municípios.
Por isso, o Distrito Federal tem funções que seriam de estados e municípios. Um governador é eleito a cada quatro anos, na mesma época em que, por todo o Brasil, os eleitores votam em governadores de estado, deputados e senadores.
O atual governador do Distrito Federal é Ibaneis Rocha, do MDB. Ele foi reeleito em 2022 e cumpre o segundo mandato. Formado em Direito, Ibanis presidiu a Ordem dos Advogados do Brasil do DF entre 2013 e 2015.
A sede do Governo do Distrito Federal é o Palácio do Buriti. Inaugurado em 1969, ele tem o nome da planta que é símbolo de Brasília.
O Buriti , também conhecida por muriti ou carandá-guaçu, é uma palmeira nativa de Trinidad e Tobago , Venezuela e Brasil. Ela se espalha por várias partes do país.
A fruta é rica em vitaminas, ferro, cálcio e proteínas. Consumida ao natural ou usada para doces e sucos. O óleo rico em caroteno tem valor medicinal contra vermes. E também serve para amaciar produtos de beleza.
O DF também tem uma Câmara Legislativa com deputados distritais que são eleitos no mesmo ano do governador.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.