Estúdio de Pokémon revela planos para incorporar IA na produção de animes

Estimated reading time: 3 minutos

O diretor de pesquisa e desenvolvimento da OLM Digital, subsidiária do estúdio OLM, Tatsuo Yotsukura, falou sobre a importância do uso de inteligência artificial (IA) generativa na produção de animes.

No estúdio, Yotsukura já esteve envolvido nas produções de Diários de uma Apotecária (Kusuriya no Hitorigoto) e de filmes das franquias Pokémon e Inazuma Eleven.

Em entrevista divulgada pelo Grupo Imagica, que controla o estúdio, o executivo usou analogias para expressar sua crença na inevitável incorporação da IA na sociedade.

“Gostaria de relembrar alguns exemplos do passado. Na época em que o PC ainda não tinha ampla presença, Bill Gates defendeu a ideia de computadores para todos. Da mesma maneira, quando smartphones não eram comuns, Steve Jobs falava sobre smartphones para todos. Ambos estavam certos, e agora a maioria das pessoas possuem um PC e um smartphone.”, disse Yotsukura.

Ele então deu continuidade ao argumento com um exemplo específico da área: “Pegando a indústria de anime como exemplo, quando a tecnologia CG3D surgiu, muitas pessoas ficaram relutantes ou a consideraram um tabu. Mas e agora? A tecnologia penetrou a indústria de forma que é difícil encontrar um título que não utilize CG3D.”

Diante disso, o executivo está supervisionando o projeto de pesquisa ANIMINS na companhia, que visa analisar como e onde o uso de IA pode se encaixar na produção de animes.

A OLM Digital destaca quatro desafios na adoção da tecnologia: preocupações sobre direitos autorais, rejeição do público, falta de tempo para treinar modelos de IA em meio a calendários apertados e dificuldades técnicas.

Yotsukura ainda comentou sobre a visão da OLM Digital sobre a inteligência artificial ao mencionar uma ferramenta de colorir que reduziu até 30% do tempo para concluir determinadas tarefas.

“Ao deixar partes que não precisam ser feitas manualmente por humanos para a inteligência artificial, visamos criar um ambiente onde as pessoas possam se concentrar mais no trabalho criativo. Por trás disso, está o forte desejo de poupar tempo e energia para humanos demonstrarem sua criatividade inata. A IA não é o criador em si, mas um assistente para ajudar criadores a melhorarem seus trabalhos.”

LEIA TAMBÉM:

  • Siga o O Vício no Google Notícias e não perca nada sobre Cultura Pop!
  • Pokémon | 3ª temporada do anime é adicionada no YouTube
  • Diários de uma Apotecária ganha novo visual de inverno

Fonte: Anime Corner

O post Estúdio de Pokémon revela planos para incorporar IA na produção de animes apareceu primeiro em O Vício.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.