Aparecida de Goiânia e Estado alinham estratégias para políticas ambientais

Aparecida de Goiânia e o Governo de Goiás estão unindo esforços para estabelecer uma governança ambiental que equilibre a proteção dos recursos naturais com o desenvolvimento econômico. O alinhamento foi reforçado na segunda-feira, 24, durante a abertura do 1º Congresso de Gestão Ambiental Municipal, no Atlanta Music Hall, onde o prefeito Leandro Vilela, ao lado do vice-governador Daniel Vilela, destacou a importância da cooperação entre as esferas estadual e municipal para garantir avanços na área ambiental.

“O nosso objetivo é implantar políticas públicas para trazer à população uma melhor qualidade de vida”, afirmou o prefeito.

O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), acontece até quarta-feira, 26, e tem Aparecida de Goiânia como cidade anfitriã. Durante o congresso, representantes de todos os municípios goianos participam de debates e capacitações para aprimorar a gestão ambiental local.

Goiás como referência nacional em governança ambiental

O vice-governador Daniel Vilela enfatizou que Goiás tem se consolidado como referência no setor ambiental. Ele destacou o impacto positivo do Sistema Ipê, plataforma digital que reduziu a burocracia no licenciamento e fiscalização de processos ambientais.

“É muito importante promover esse nivelamento das informações e legislações ambientais em todos os municípios do nosso estado. Goiás, com o Sistema Ypê, por exemplo, reduziu os prazos e práticas de governança da nossa Secretaria de Meio Ambiente”, afirmou Daniel Vilela.

A secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Aparecida, Pollyana Borges, ressaltou o interesse da administração municipal em absorver e replicar as boas práticas apresentadas no evento. “A nossa equipe está muito motivada para absorver essa capacitação e, claro, replicar em Aparecida essas boas práticas tanto no licenciamento como na fiscalização, trazendo benefícios para toda a população”, disse a gestora.

Fortalecimento da gestão ambiental 

A programação do congresso inclui palestras, painéis e debates sobre fiscalização, mudanças climáticas, gestão de recursos hídricos e estratégias para aprimorar a governança ambiental nos municípios goianos.

Entre as autoridades presentes na cerimônia de abertura estavam a deputada federal Marussa Boldrin, o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, e o presidente eleito da Associação Goiana dos Municípios, Zé Délio. Também participaram o presidente da Federação Goiana dos Municípios, Haroldo Naves, o secretário estadual de Indústria e Comércio, Joel Braga, e o presidente do Sistema Faeg, José Mário Schreiner.

Para a secretária da Semad, Andréa Vulcanis, o evento representa um avanço na articulação entre estado e municípios. “Nós temos grandes desafios pela frente com as mudanças climáticas, com a fiscalização e com a proteção do meio ambiente. E entre esses desafios, nós temos a missão de tornar Goiás o melhor estado do Brasil na proteção do meio ambiente”, afirmou.

O 1º Congresso de Gestão Ambiental Municipal busca aproximar as administrações municipais das diretrizes estaduais, garantindo que todas as 246 cidades goianas possam implementar políticas ambientais mais eficazes. A expectativa é que a iniciativa fortaleça a cooperação entre os gestores, promovendo avanços concretos na área ambiental em todo o estado.

Leia também:

Maternidades municipais de Goiânia já garantem leitos separados para mães de natimortos

Ainda sem titular, secretaria de Mabel ganha consultor informal

O post Aparecida de Goiânia e Estado alinham estratégias para políticas ambientais apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.