Foragido há mais tempo no DF, homem é preso em Roraima após 25 anos de buscas

O réu procurado há mais tempo no Distrito Federal foi localizado e preso nesta segunda-feira, 24 de fevereiro, em Roraima. Francisco Edson Pereira estava foragido há 25 anos, acusado de assassinar um homem no Gama em 1999. A captura foi possível a partir de diligências realizadas pela polícia institucional do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). A operação contou com o apoio da Polícia Civil de Roraima.

Francisco usava nome falso e foi localizado e preso por policiais roraimenses em um sítio na zona rural de Rorainópolis (RR), 260 km ao sul de Boa Vista. Ele foi conduzido à capital Boa Vista, onde passará por audiência de custódia.

Segundo o promotor de justiça Marcelo Henrique de Azevedo Souza, “a prisão do mais antigo dos foragidos do Distrito Federal demonstra a permanente vigilância do Ministério Público em prol da defesa da sociedade e da vida, em busca de trazer justiça às vítimas e seus familiares”.

Entenda o caso

Francisco, natural de Tianguá, Ceará, trabalhava como repositor em um supermercado no Gama na época do crime. No dia 1º de maio de 1999, no Setor Leste, ele esfaqueou José Eroaldo Ferreira de Menezes, que não resistiu aos ferimentos e morreu.

A denúncia do MPDFT, oferecida em 21 de março de 2000, apontou que o crime teve motivo torpe, resultante de desavenças anteriores entre o réu e a vítima. Naquele mesmo ano, um mandado de prisão preventiva foi expedido, mas Francisco permaneceu desaparecido desde então, tornando-se o fugitivo procurado há mais tempo no Distrito Federal.

Em 2013, após incessantes tentativas de localização do acusado, foi determinada a suspensão do processo e do prazo prescricional, porque o réu não compareceu e nem constituiu advogado. Como nunca foi encontrado, Francisco ainda não passou por julgamento. Em junho de 2024, a Promotoria de Justiça do Gama retomou uma série de diligências para tentar localizar o acusado, o que ocorreu nesta semana.

*Com informações do MPDFT

Adicionar aos favoritos o Link permanente.