Valdir Oliveira lança livro sobre crédito e pequeno negócios

O restaurante BSB Grill, localizado na 304 Norte, teve movimentação intensa na noite de ontem, com o lançamento do aguardado livro do ex-secretário de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal e ex-superintendente do Sebrae-DF Valdir Oliveira. Intitulada Reflexões sobre Crédito & Pequenos Negócios, a obra discorre sobre as políticas públicas voltadas para o crédito destinado aos pequenos negócios e a força desse segmento para o desenvolvimento econômico do Brasil.

Autor Valdir Oliveira na noite de lançamento de sua obra, que ganhou convites para ser apresentada em São Paulo e Fortaleza

No compilado de 47 artigos, uma boa parte deles publicada no Jornal de Brasília, Valdir retratou de maneira acessível o tema e o conteúdo da publicação que conta com prefácio do ex-presidente do Sebrae Nacional Luiz Barretto. O livro apresenta um conjunto de ensinamentos sobre o universo dos pequenos negócios a partir de observações do dia a dia, contemplando temas relativos ao crédito, à economia e, principalmente, à sustentabilidade dos pequenos negócios em Brasília e no Brasil.

Deputada Paula Belmonte com o presidente da Associação Comercial do DF, Fernando Brites

“Sempre acreditei que o conhecimento só tem valor se for compartilhado. Dediquei quase 40 anos da minha vida para esse tema. A pandemia me deixou muito reflexivo com a vida e o convite do Jornal de Brasília para ser articulista me inspirou a colocar em texto tudo que a vida me ensinou. Cheguei em uma fase que preciso retribuir o que a vida me proporcionou. Foi daí que decidi publicar um livro,
para compartilhar e ajudar a construir uma Brasília mais empreendedora”, disse Valdir.

Cearense de nascimento e morando há 45 anos em Brasília, cidade que escolheu como lar, Valdir destacou que a obra se propõe a ser um livro de cabeceira dos empreendedores. Procurei fazer explicações simples para o desafio da sobrevivência empresarial. “Não é fácil empreender no Brasil. E ser um pequeno empresário é muito mais difícil. As adversidades burocráticas impostas pelo Estado são um desestímulo, principalmente quando falamos de crédito”, enfatizou o experiente gestor.

“Ter acesso ao crédito é uma tarefa muito difícil, mas o pior é pagar os juros impeditivos que reinam no Brasil. Mas o pequeno empresário é um guerreiro incansável. Por isso ele vence as adversidades, realiza o seu sonho e da sua família e sustenta os empregos no Brasil”, complementou Valdir Oliveira. “Aprendi com todos que ser gestor público é servir o cidadão. Procurei fazer isso em todas as experiências vividas na Administração Pública. Empatia é o segredo de um bom gestor público”, concluiu.

Fotos: JP Rodrigues/Jornal de Brasília

Adicionar aos favoritos o Link permanente.