Fenômeno arribazón deixa oceano com cor de sangue e forte odor em Mar del Plata, Argentina.

Mar del Plata, Argentinahttps://www.youtube.com/watch?v=DfNHoujyAK8

As águas do balneário turístico de Mar del Plata, Argentina, parecem ter sido tingidas com sangue desde a última sexta-feira (21), assustando turistas e banhistas locais que passam pela região, informa o portal UOL.

O fenômeno conhecido como “arribazón” é causado por algas. Segundo a MetSul Meteorologia, a coloração do mar muda quando grandes quantidades de algas vermelhas são desprendidas do fundo do oceano e levadas até a superfície por correntes marítimas intensas.

Tempestades, fortes ventos e envelhecimento natural desses organismos contribuem para que uma arribazón aconteça em maior escala. O Instituto Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Pesqueiro da Argentina (Inidep) já havia registrado o início da chegada das algas a Mar del Plata em dezembro.

[media-credit name=”Diego Izquierdo / AFP” align=”alignnone” width=”750″][/media-credit] Arribazón incomoda surfistas desde dezembro.

Ondas intensas, com marés altas superiores a 1,5 metros, além de ventos predominantes de leste e nordeste, provocaram os primeiros deslocamentos de algas. Pelo menos 17 espécies das algas vermelhas foram registradas na primeira “onda vermelha”, que incomodou surfistas da região na área de arrebentação.

As mais presentes são as do grupo Rhodophyta, Anotrichium furcellatum e Callithamnion sp. No entanto, vieram também algas verdes do grupo Chlorophyta, Bryopsis plumosa. Todas elas são comuns na costa de Mar del Plata.

De acordo com o UOL, a arribazón incomoda principalmente pelo cheiro desagradável. As algas exalam um odor forte ao entrarem em decomposição acumuladas na faixa de areia, especialmente em dias de calor intenso como os recentes. Mar del Plata tem registrado temperaturas superiores a 34ºC e sensação térmica por volta dos 40ºC na última semana.

Apesar da coloração visualmente impactante, os especialistas garantem que estas algas não são tóxicas. Mesmo assim, recomendam evitar o contato direto com elas e não ingeri-las.

A arribazón não é o mesmo que a maré vermelha. O fenômeno bastante frequente no Nordeste brasileiro que também causa coloração avermelhada no mar é provocado pela proliferação de microalgas tóxicas, capazes de causar danos à vida marinha e à saúde humana. Já no caso da arribazón, a cor não é provocada por algas tóxicas, mas pelas inofensivas.

Assista mais vídeos no canal UOL.

Fonte UOL

Adicionar aos favoritos o Link permanente.