Comerciantes enfrentam falta de energia nas ruas 25 de Março e José Paulino. em SP

apagão sp

FRANCISCO LIMA NETO
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

Os comerciantes e clientes do comércio popular das ruas 25 de Março e José Paulino, no Bom Retiro, região central de São Paulo, enfrentam problemas no abastecimento de energia elétrica ao menos desde quinta-feira (20).

A Enel afirmou que o problema é causado pelas altas temperaturas e disponibilizou geradores.

Os lojistas afirmam ter prejuízos por não conseguirem atender clientes da forma correta em razão das quedas de energia, que impedem consultas aos sistemas e emissão de nota fiscal.

Além disso, as dezenas de geradores nas portas dos comércios causam outro problema: o barulho. Lojistas e clientes reclamam do ruído constante causado pelos equipamentos.

A região recebe clientes e sacoleiros de diversas regiões do país, que vêm a São Paulo comprar em grandes quantidades. Nessa época do ano, muitos estão atrás de fantasias e acessórios de Carnaval.

A Univinco (União de Lojistas da 25 de Março) afirmou que há prejuízos, também porque clientes deixam de ir à região pensando que não há energia. Todos os lojistas que foram afetados contam com a energia dos geradores, acrescentou.

A Enel afirmou que as altas temperaturas registradas por dias consecutivos causaram aquecimento de galerias no subsolo, danificando alguns equipamentos da rede subterrânea em trechos de ruas como a José Paulino e 25 de Março.

“A companhia disponibilizou geradores para suprir a energia para cerca de 13% dos clientes da rua 25 de Marco e para 15% da rua José Paulino que foram afetados, enquanto realiza os reparos necessários”, afirmou.

A distribuidora reforçou que o trabalho em rede subterrânea é complexo, envolve atuação em espaços confinados, necessidade de resfriamento prévio das galerias e exige cuidado redobrado com a segurança dos profissionais. Afirmou ainda que equipes da distribuidora seguem atuando na reconfiguração dos trechos danificados, assim como em ações de reforço da rede elétrica que atende à região.

Não há prazo para a conclusão dos reparos.

“Na rua José Paulino, a companhia já realizou a troca de um transformador no local e vai conectar os clientes à rede da distribuidora nesta madrugada. Os clientes impactados nos locais afetados seguem com energia, abastecidos por geradores”, afirmou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.