Como aproveitar o celular na aprendizagem

Muito bem, o uso do celular já está banido, ou quase, dos horários escolares. Mas é possível aproveitar os aparelhos, fora desses períodos, de forma a que não causem os danos de antes. Foi para isso que a Secretaria de Educação do Distrito Federal lançou o guia Uso do Celular: Modo Aprendizagem, um material elaborado para apoiar as unidades escolares na implementação da lei federal que regulamenta o uso de dispositivos eletrônicos nas escolas públicas.

O objetivo é transformar a relação dos estudantes com a tecnologia, promovendo o uso pedagógico dos aparelhos e fortalecendo a concentração e a convivência nas salas de aula. 

“O diálogo constante com a comunidade escolar tem sido essencial para esclarecer dúvidas e reforçar os benefícios dessa ação”, diz Hélvia Paranaguá, secretária de Educação do DF. O guia oferece diretrizes práticas para aplicar dessa lei, ressaltando a diferença entre porte e uso dos celulares.

O documento também reforça a importância de criar alternativas que incentivem a socialização e a criatividade dos alunos. 

O material sugere a implementação de clubes escolares, projetos culturais, jogos cooperativos e espaços interativos, garantindo que os estudantes encontrem atividades enriquecedoras nos momentos de lazer. 

A orientação é que as equipes gestoras das unidades escolares não se resignem a ignorar a existência do aparelho – afinal, ele não podem ser usados nas escolas mas não deixaram de existir – e  promovam a divulgação do informativo junto a professores, estudantes e famílias e responsáveis, assegurando alinhamento entre a escola e comunidade. 

“Já percebemos um maior engajamento dos alunos nas atividades”, avalia a secretária Hélvia Paranaguá. “Para isso, o diálogo constante com a comunidade escolar tem sido essencial para esclarecer dúvidas e reforçar os benefícios dessa ação”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.