Secretaria de Educação de Mogi acusa antiga gestão de ter apagado dados dos computadores

Secretaria de educação de Mogi das Cruzes

Em uma audiência de prestação de contas realizada na Câmara de Mogi das Cruzes nesta quinta-feira (27), a secretária municipal de educação da gestão Mara Bertaiolli (PL), Darly Aparecida de Carvalho, afirmou que diversos dados referentes à pasta foram apagados pela gestão anterior, do ex-prefeito Caio Cunha (PODE).

“Gostaria de ressaltar que os dados da Secretaria, em vários departamentos, foram deletados dos computadores por funcionários que estavam em cargos de comissão”, afirmou Darly, que estava acompanhada da secretária adjunta, Maria Aparecida Cervan.

A vereadora Inês Paz (PSOL), que também participou da audiência, quis saber quais providências foram tomadas a fim de recuperar o conteúdo perdido. “Deletar dados é crime. Não podemos ser coniventes com isso. É preciso dar encaminhamento para responsabilizar os autores. O que a nova gestão está fazendo em relação ao tema?”.

De acordo com a secretária, foi aberta sindicância para investigar o desaparecimento dos registros. “Prestar contas de algo que você não participou é sério, delicado e desafiador. Como não tive acesso a dados elementares, ficou difícil montar a apresentação de hoje. Foi feita sindicância. Em alguns casos, houve funcionários que encaminharam o material da Secretaria para e-mail pessoal antes de deletar, o que comprovaria a má fé”, disse ela, acrescentando que a situação foi encaminhada aos procuradores e ao departamento jurídico da Prefeitura de Mogi das Cruzes.

Outro lado

A ex-secretária municipal de educação, Marilu Beranger, utilizou as redes sociais para se defender da acusação e publicou uma mensagem que foi, inclusive, compartilhada pelo ex-prefeito Caio Cunha. “A acusação de que apagamos dados da Secretaria Municipal de Educação ao final do ano passado, é falsa”, diz ela, acrescentando em seguida: “Ninguém apagou dados de nenhum dos sistemas. Não existe informação pública que tenha sido apagada. Se não estão tendo capacidade de gestão na pasta, sinto muito. Mas isso não os dá o direito de uma acusação mentirosa”.

O post Secretaria de Educação de Mogi acusa antiga gestão de ter apagado dados dos computadores apareceu primeiro em Notícias de Mogi.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.