STF autoriza PF a investigar Silvio Almeida por assédio sexual

A decisão ocorreu após a Polícia Federal tomar o depoimento de uma suposta vítima Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal autorizou nesta terça-feira (17) a abertura de um inquérito para investigar denúncias de assédio sexualcontra o ex-ministro dos Direitos Humanos,Silvio Almeida.

A decisão ocorreu após a Polícia Federal tomar o depoimento de uma suposta vítima e encontrar elementos para justificar a investigação, encaminhando o caso ao STF. O processo foi sorteado para o ministro André Mendonça, que deu prosseguimento à investigação.

Segundo o jornal O Globo, a Procuradoria-Geral da República se manifestou favorável à análise do caso pela Suprema Corte, o que levou Mendonça a permitir o avanço da apuração. A partir de agora, a PF seguirá com as diligências para aprofundar a investigação.

Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, revelou ter sido uma das vítimas de assédio após o caso ser divulgado pela imprensa. Ela confirmou a outros ministros ter sido alvo de importunação sexual e assédio por parte de Silvio Almeida, conforme noticiado pelo Portal UOL.

Demissão de Silvio Almeida

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi informado da situação e demitiu Silvio Almeida do cargo de ministro dos Direitos Humanos. Almeida nega as acusações, referindo-se às denúncias como “ilações absurdas”.

A ONG Me Too, que recebeu as denúncias sobre o caso, foi notificada pela Polícia Federal para fornecer informações relacionadas às queixas apresentadas.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe donosso canal no WhatsAppe danossa comunidade no Facebook.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.