Tarcísio apela a humor em nova estratégia para as redes sociais

tarcísio

São Paulo, 12 – O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aposta num tom humorístico nas publicações nas redes sociais desde o início de 2025. No entanto, segundo levantamento realizado pela empresa de análise de dados Bites para o Estadão/Broadcast, de janeiro de 2023 até fevereiro deste ano, as postagens com maior engajamento desde o início do mandato continuam sendo as que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece ou é mencionado.

Tarcísio vinha em queda na média de engajamento semanal até janeiro de 2024 – o indicador da Bites interpreta as interações em cada mídia social para medir a capacidade dos perfis de engajar as redes num cenário específico. Mas, desde então, subiu e se estabilizou num patamar de 10,4% de interação, que ainda é bem abaixo dos alcançados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que possui 35,3%, e pelo ex-presidente, que atinge 54,2%. O porcentual se refere à fatia que cada um tem diante do total de interações que eles conseguem juntos.

Assim, desde o começo do ano, o chefe do Executivo paulista deixou um pouco de lado o tom institucional. A comunicação passou a publicar conteúdos com referências a filmes populares e a personagens queridos pelo público que consome TV aberta.

Tratando-se de um ponto de atenção do governo estadual – pelo fato de segurança pública ser a área em que a gestão possui a pior avaliação de acordo com a pesquisa Quaest (34% avaliam como ruim e 29%, como boa) -, Tarcísio fez diversas publicações associando a Polícia Civil aos Power Rangers e ao Chapolin Colorado. O tema passou a ser um dos mais recorrentes em suas redes sociais, visando melhorar a sua imagem.

Estadão Conteúdo

Adicionar aos favoritos o Link permanente.