Exclusivo: GDF vai construir ciclovias nos canteiros centrais dos Lago Sul e Norte

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Em entrevista ao Jornal de Brasília, o secretário de Obras do DF, Valter Casimiro, anunciou, em primeira mão ao JBr, que serão construídas ciclovias nos canteiros centrais tanto no Lago Sul como no Lago Norte. “As ciclofaixas existentes permanecerão”, destaca. As obras serão em parceria com a Secretaria de Mobilidade e estão previstas para começar já em abril.

A iniciativa faz parte das metas do Programa Vai de Bike, desenvolvido em parceria de diversos órgãos do GDF, sob a supervisão da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) e coordenação de obras da Secretaria de Obras (SO). O objetivo é melhorar a ciclomobilidade da capital federal ao construir cerca de 325 km de ciclovias, revitalizar 400 km da malha existente e fazer a interligação de trechos cicloviários do Distrito Federal.

Casimiro antecipou ainda que os projetos da Quarta Ponte do Lago Sul e da Ponte do Lago Norte ficarão para o próximo governante da capital federal. O gestor afirmou que há um pré-estudo indicando que a Quarta Ponte do Lago Sul ligará a Ermida Dom Bosco à Academia de Tênis, mas que a decisão dependerá de uma avaliação técnica-econômica e ambiental. Já o edital da Ponte do Lago Norte já estaria sendo finalizado, diz o secretário.

Na entrevista, o secretário também falou sobre prazos de conclusão de algumas importantes obras de drenagem e de pavimentação em Vicente Pires, Sol Nascente, Pôr do Sol, Arapoanga e 26 de Setembro, assim como o Corredor Eixo Oeste que terá cerca de 39 km de extensão com pistas e faixas exclusivas nas principais vias de ligação entre o Sol Nascente e o Plano Piloto. “O objetivo é reduzir em pelo menos meia hora o tempo de deslocamento nesse trecho”.

Como está o andamento das obras no Distrito Federal?

O governador pediu para que a gente acelerasse as obras, para que entregassem o mais rápido possível. A obra traz transtornos, mas o benefício vem. Nós dividimos o conjunto de obras em duas partes; a parte de infraestrutura e a parte de corredores exclusivos de ônibus.

Em que fase está o Corredor Eixo Oeste?

Já está bem adiantado. A obra da EPIG, que é o corredor de ônibus que liga a EPTG até o Eixo Monumental, está bem adiantado e a gente prevê que no início do ano que vem a gente consegue concluir. O Setor Policial Militar já está quase pronto, está faltando um pouco da obra no Setor Policial, com isso a gente interliga o Corredor Oeste até o centro de Taguatinga. Fica faltando a ligação do centro de Taguatinga com a Hélio Prates pelo Pistão que aí a gente conclui todo o Corredor Oeste e entregaria mais um corredor exclusivo de ônibus para diminuir o tempo das pessoas no transporte coletivo. O objetivo é concluir esse trecho de Taguatinga até o Eixo Monumental e o Setor Policial Militar até abril do ano que vem. A gente acredita que no decorrer de 2026 a gente consegue concluir todo o canteiro central na Hélio Prates e aí fica dependendo do projeto que virá. A gente está em fase ainda de contratação do projeto da ligação da Hélio Prates até a EPTG para que a gente possa dar um prazo de conclusão de todo o Corredor Oeste.

E as obras de drenagem e pavimentação?

Da outra parte, com relação à obra de infraestrutura, a gente está no último trecho de drenagem de Vicente Pires e aí a gente consegue entregar toda a Vicente Pires, toda ela com drenagem e pavimentação. No Sol Nascente 75% e a gente tem a convicção de concluir esse ano 100% e aí começa com os novos bairros, como Pôr do Sol, 26 de Setembro, Arapoanga e todos os outros que ainda não receberam a infraestrutura de drenagem e pavimentação.

Em relação ao 26 de setembro, o senhor falou que o pessoal agora está entrando com a parte de iluminação, é isso mesmo?

É, a gente está instalando agora postes para regularizar a distribuição e aí, fazendo toda essa infraestrutura de distribuição de energia, vem toda a parte de iluminação e o próximo passo é fazer os projetos de drenagem e pavimentação para a gente concluir a urbanização. Isso em parceria com a Terracap, que vai fazer todo esse plano de ocupação ali da 26 de setembro.

Há previsão para a construção da Quarta Ponte do Lago Sul e da Ponte do Lago Norte?

Bom, são projetos futuros. A gente ainda não consegue concluir todas essas obras ainda no governo Ibanês, mas o governador determinou que a gente deixasse uma carteira de projetos para quem vier como governador no próximo mandato. Então, vamos fazer o projeto do Corredor Leste, que pega toda aquela região do Jardim Botânico, e que vai precisar de uma nova ponte para trazer todo esse fluxo de transporte para o centro da cidade. Então, um corredor exclusivo de ônibus, mas claro, com toda uma previsão de viário que complementa esse corredor.

O GDF já sabe onde seria construída a Quarta Ponte do Lago Sul?

Tinha um pré-estudo para seguir com essa ponte da Ermida Dom Bosco até a Academia de Tênis, mas isso depende de um estudo de viabilidade técnico-econômica-ambiental para saber se realmente será ali. Com relação à parte Norte, a gente já está finalizando os termos para o edital do projeto da Ponte do Lago Norte, onde vai ligar o Setor de Clubes Norte até Sobradinho. A ideia é que a gente faça uma rota ali para atender tanto a região Norte, Sobradinho, Condomínios, Planaltina, como o pessoal do Itapuã Parque, Itapuã e Paranoá. Além disso, o projeto da Ponte da Barragem já está sendo elaborado pela Terracap, que também é uma outra infraestrutura que vai ligar o Paranoá ao Lago Sul, evitando passar por cima da barragem. Então, a ideia é construir uma ponte para desafogar aquele fluxo que todo dia a gente tem engarrafamento ali na barragem do Paranoá, trazendo mais conforto de quem está vindo do Paranoá para a região central.

Serão construídas novas ciclovias no Lago Sul e no Lago Norte?

A ideia foi uma ideia que veio do Rubens, que é o administrador do Lago Sul, que já vem com essa demanda por muito tempo e a gente abraçou porque esse é um trabalho que está sendo feito em parceria com a Secretaria de Mobilidade. Foi pedido para que a gente implementasse todo o plano cicloviário da Secretaria de Mobilidade (Semob) com o secretário Zeno (Gonçalves). Então, conversei com o administrador do Lago Sul essa semana e aí nos comprometemos já a dar início do mês que vem, com a ciclovia no canteiro central do Lago Sul, replicando também no Lago Norte, para que a gente tenha as duas opções, tanto da ciclofaixa como da ciclovia no Lago Sul e no Lago Norte. E implementar também todos os outros trechos que a Semob nos passou para integrar as ciclovias da região central e das regiões administrativas que ainda faltam ser executados para que a gente possa ampliar a malha cicloviária do DF.

Pavimentação

O governador determinou que a gente desse ênfase agora na recuperação do asfalto seja nas vias principais e nas vias paralelas. Então, nos locais onde está sendo realizada a recuperação do asfalto, a gente vai entrar nas quadras para recuperar o asfalto também na porta do morador, recuperando os buracos e colocando uma nova capa asfáltica para dar maior durabilidade no asfalto dentro das quadras onde moram as pessoas.

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